Correio de Carajás

Católicos: Quarta de Cinzas teve lançamento da Campanha da Fraternidade

A Quarta-Feira de Cinzas marca não só o início da Quaresma, mas também o lançamento da Campanha da Fraternidade/Foto: Evangelista Rocha

A Quarta-Feira de Cinzas simboliza o início de importante momento para a Igreja Católica: a Quaresma, que acontece nos próximos 40 dias e noites. No calendário deste ano, a data caiu em 14 de fevereiro e para iniciar esse período, a Diocese de Marabá celebrou uma missa nesta manhã. A igreja também aproveita a data, tradicionalmente, para lançar a Campanha da Fraternidade, com sua mensagem social.

Realizado na Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Travessa Santa Terezinha, Marabá Pioneira, o ato litúrgico foi comandado por Dom Vital Corbellini, bispo diocesano de Marabá. Além dele, outros sacerdotes estiveram presentes na missa, como o padre Ademir Gramelik, atualmente pároco na Paróquia São Félix de Valois.

No momento dedicado à reflexão do Evangelho, a homilia, Dom Vital relembrou os fiéis sobre o significado da Quaresma.

Leia mais:

“Iniciamos com a celebração de hoje, esse tempo da Quaresma, assim chamado, de 40 dias e 40 noites, em preparação a Santa Páscoa. Tempo especial, tempo de conversão, de penitência, jejum e oração, participação na vida da comunidade”, refletiu.

Em comunhão com este período, a Campanha da Fraternidade de 2024 se ergue sob o tema “Fraternidade e Amizade Social”, que possui como base sólida o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, (Mt 23,8). O versículo bíblico ao qual ele está atrelado remete a um dos sermões de Jesus Cristo.

“Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos”, diz a passagem completa.

Durante uma coletiva de imprensa concedida após a missa desta manhã, Dom Vital frisa que a campanha tem como objetivo o despertar para o valor da fraternidade humana, visando a beleza da amizade social. “Para que em Jesus Cristo a paz seja moralidade entre os povos e nações. Como é bom ter amigos e amigas e cultivar esse sentimento bom”, complementa.

O distanciamento existencial, apesar da proximidade física, também é um tópico citado pelo bispo. Ele destaca que é importante eliminar as bolhas da inimizade e acentua que somos todos irmãos.

Uma outra passagem bíblica pode ser usada para reforçar a mensagem que tanto a Campanha da Fraternidade, Quaresma e Dom Vital desejam passar para todos. Em João 13,34, Cristo dá aos seus discípulos um novo mandamento: “Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros”.

Confira os horários das missas celebradas na Catedral nesta quarta-feira/Foto: Divulgação

SAIBA MAIS

A Campanha da Fraternidade teve sua primeira edição há 62 anos, após três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira terem a ideia de realizar uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Hoje ela tem os seguintes objetivos permanentes:

1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;

2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;

3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja).

(Luciana Araújo, com informações de Evangelista Rocha)