Com a chegada do período de chuvas, a Defesa Civil de Parauapebas tem se preparado para atender à população do município, sobretudo os moradores de áreas de risco. Francisco Félix, um dos técnicos do órgão, conversou com a reportagem do Correio de Carajás nesta terça-feira (6) e falou sobre a atuação da Defesa Civil durante o período.
O técnico explicou que as equipes começaram a se preparar com antecedência para o período de chuvas, realizando monitoramentos diários. Na semana passada, inclusive, eles se deslocaram a algumas áreas de risco para realizar um trabalho de conscientização da população sobre o período chuvoso.
Quando há casas em áreas de risco, explicou, a equipe de monitoramento vai até o local junto com a equipe social para avaliar a gravidade da situação. Se não existem condições para a família permanecer na residência, eles acionam a equipe social e providenciam a retirada da família do local. Caso não tenham parentes ou outra casa para se direcionarem, são encaminhados para abrigos já mapeados, mas essa hipótese só é utilizada em último caso, devido ao estresse a que as famílias são submetidas.
Leia mais:Além disso, o município oferece auxílio para as pessoas que pagam aluguel em áreas de risco. Existem os auxílios “moradia” e “recomeço”, que ajudam as famílias a ter um ponto de partida e possam sair de locais inseguros.
Francisco também falou sobre as obras do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (PROSAP), que ainda estão em andamento e algumas situações podem gerar desconforto aos moradores, que acabam procurando pela Defesa Civil e, em algumas situações, são indenizados por morarem em áreas de risco. No entanto, a tendência é que todas as áreas impactadas sejam retiradas das áreas de risco com o fim das obras.
O técnico destacou que atualmente o atendimento está sendo realizado exclusivamente no Centro de Controle Operacional (CCO) e na Central de Atendimento da Polícia Militar (CAD). Caso a população necessite da Defesa Civil, devem acionar o CCO pelo número (94) 99278-0431 ou pelo 190, que é o número da CAD. A ligação será redirecionada para a Defesa Civil e a população será atendida. O número fixo da Defesa Civil não está mais em funcionamento.
Por fim, Francisco reforçou que a população pode se dirigir ao CCO em caso de necessidade, pois é lá que o atendimento está sendo realizado no momento. (Clein Ferreira – com informações de Ronaldo Modesto)