A Polícia Rodoviária Federal (PRF) efetuou o resgate de cinco aves silvestres (Curiós) durante fiscalizações nas rodovias federais do município de Marabá, no sábado (3). As aves resgatadas foram encaminhadas para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Marabá, e os responsáveis assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeram a comparecer em juízo quando solicitado, em tese, por crime ambiental.
A primeira apreensão ocorreu por volta das 12h, durante fiscalização no Km 200 da BR-222, ocasião em que a equipe da PRF abordou uma motocicleta Honda/CG-150. Foi verificado que o condutor e o passageiro transportavam duas gaiolas com duas aves silvestres conhecidas como Curió. As aves não possuíam documentação que comprovasse a sua legalidade.
Já no Km 118 da BR-230, por voltas das 13h15, a equipe em fiscalização abordou uma motocicleta Honda/Pop. Dessa vez, condutor e passageiro transportavam três gaiolas, com um Curió em cada. As aves também não possuíam documentação.
Leia mais:Atualmente o curió encontra-se ameaçado de extinção, em decorrência da caça e comercialização que visam o mercado dos criadores ilegais e da destruição de seus ambientes naturais.
Os curiós são pássaros considerados valiosos devido ao seu canto muito próprio, bonito e melódico. É uma ave possivelmente de origem na Angola, mas é uma espécie que pode ser encontrada desde a Venezuela até o sul do Brasil. Em tupi-guarani, o nome curió significa “amigo do homem”. (Da Redação, com informações da Ascom/PRF)