Correio de Carajás

MPT firma acordo com empresas de saúde para atendimento de indígenas

Para que o atendimento de saúde das comunidades indígenas não fique prejudicado, com o fim do contrato da prestadora de serviço da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), o Ministério Público do Trabalho (MPT), firmou um acordo com o Sindicato dos Enfermeiros  do estado.

Com o encerramento contratual da Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina(SPDM), antiga prestadora de serviço da SESAI, as novas empresas contratadas têm até 90 dias para a realização de um processo seletivo. Esse prazo implicaria a paralisação dos serviços, deixando os indígenas sem o atendimento de profissionais da saúde.

Em uma audiência realizada pelo MPT, na semana passada, empresas de prestações de saúde indígena e o sindicato dos enfermeiros, assinaram documento, se comprometendo a garantir contratações imediatas de enfermeiros para dar continuidade à assistência nas aldeias.

Leia mais:

No acordo mediado pelo MPT, ficou estabelecido entre os envolvidos que a SESAI garantirá os postos de trabalho de enfermeiros por 180 dias, até o novo processo seletivo ser finalizado. Assim, as novas empresas prestadoras deverão efetuar uma contratação temporária dos enfermeiros já atuantes com validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90. Os enfermeiros recontratados temporariamente pelas atuais empresas terão vantagem na pontuação do novo processo seletivo, em razão de sua experiência.

 

 

(RomaNews com informações da Ascom MPT)