Um dos impactos positivos de ter um animal de estimação foi divulgado por um estudo da Associação Americana do Coração, que mostrou que ter um bichinho, sobretudo um cachorro, ajuda a afastar problemas cardiovasculares.
Em Marabá, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), executa um processo cuidadoso com animais que vivem na rua. O centro resgata cães e gatos e trabalha com afinco para encontrar lares amorosos por meio do programa de adoção responsável.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Pet Brasil, revelou que no País, no final de 2021, havia cerca de 149,6 milhões de animais de estimação. Nesse sentido, a oportunidade de adotar um cão ou um gato beneficia tanto a vida do tutor, quanto do animal.
Leia mais:Para realizar a adoção responsável, o interessado deve levar a documentação adequada: documento com foto ou CPF, além de um comprovante de endereço para os que têm casa própria; caso seja aluguel, é necessária a declaração do proprietário.
Flávio Ferreira, coordenador do CCZ, explica que os animais passam por exames de leishmaniose. Em casos de resultado negativo, e se o tutor não comparecer ao centro em até três dias, os bichinhos são encaminhados para o canil de adoção.
O CCZ oferece, ainda, serviços adicionais para garantir a saúde dos animais adotados. Cães e gatos, machos ou fêmeas, têm a castração garantida. Eles também saem com a vacina antirrábica, recebem vermífugos gratuitos e são encaminhados para clínicas parceiras para outras vacinas contra viroses.
ADOÇÃO RESPONSÁVEL
Ao decidir adotar um animal de estimação, é importante que o tutor leve alguns pontos em consideração:
- Tempo disponível e de qualidade para promover estímulos físicos e mentais ao pet;
- Comprometimento com uma dieta saudável e balanceada;
- Castrar o animal para evitar futuras gestações;
- Estar em dia com as vacinas;
- Realizar visitas periódicas ao veterinário.
É importante que o interessado seja consciente sobre o verdadeiro significado de adotar um bichinho e os cuidados envolvidos nesse processo são importantes para ajudar a diminuir os números de abandono.
Adotar um animal de estimação é uma responsabilidade significativa e exige comprometimento, paciência e recursos financeiros para garantir o bem-estar do bicho ao longo de sua vida.
O centro está localizado na Avenida Dois Mil, no Bairro Belo Horizonte, no Núcleo Cidade Nova. O contato telefônico pode ser feito através do (94) 3324-4411.
(Luciana Araújo, com informações da PMM)