O aumento nos casos de covid-19 em Marabá motivou a divulgação de um informe técnico pela Diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta quinta-feira, 18. O documento reforça as medidas de prevenção que devem ser tomadas pela população e por profissionais de saúde.
Na semana passada, o CORREIO noticiou as restrições adotadas pelo Hospital Municipal de Marabá (HMM), para combater o surto da doença. Agora, as recomendações são direcionadas para todas as esferas do município.
O documento técnico lista seis recomendações. A primeira orienta a população a manter sua vacina atualizada. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para crianças a partir de 06 meses de idade até 05 anos; aos idosos e demais pessoas dos grupos de risco, preconizados pelo Ministério da Saúde.
Leia mais:É orientado que pessoas que apresentem sintomas gripais fiquem em casa, façam uso de máscara para autoproteção e de familiares. Distanciamento social, principalmente de grupos de risco, também é listado. A busca por atendimento médico e a realização de testagem para covid-19 também são recomendadas.
Em casos positivos, o isolamento domiciliar por sete dias é indicado.
O informe técnico completo pode ser conferido no site: https://maraba.pa.gov.br/covid19-utilidadepublica-vacina-prevencao/
Além disso, os profissionais de saúde devem notificar todos os casos suspeitos e confirmados à autoridade competente no município, no caso a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá. (Luciana Araújo)