Os novos conselheiros tutelares eleitos em Curionópolis e Parauapebas tomaram posse nesta quarta-feira, 10, em cerimônias realizadas na Câmara Municipal de cada cidade. Ao todo, cinco conselheiros e cinco suplentes foram eleitos em Curionópolis, enquanto Parauapebas teve 15 conselheiros eleitos e 15 suplentes – cinco a mais que a última eleição.
A reportagem do Correio de Carajás conversou com Aldo Serra, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (COMDCAP), que esteve presente em ambas as cerimônias.
“Enquanto presidente do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Parauapebas, nós entendemos que muitas crianças que são atendidas na nossa rede – seja de saúde, assistência ou acolhimento – são de outras cidades. Então, acompanhar esse processo em conselhos vizinhos também é importante”, explica Aldo.
Leia mais:“Entendendo isso. A gente veio acompanhar a posse e estreitar os laços com os novos conselheiros, colocando à disposição a rede de Parauapebas para que, juntos, possamos caminhar de forma regionalizada e garantir de forma mais efetiva o direito das nossas crianças.”
Em relação ao mandato anterior, apenas uma conselheira se manteve, representando uma renovação de 80% – sendo o primeiro colocado do distrito de Serra Pelada, concluiu o presidente.
Adriana Evangelista Matos Paiva foi uma das conselheiras eleitas em Curionópolis e também conversou com a reportagem. “A tarefa não será fácil, mas com determinação e colaboração de todos podemos superar qualquer obstáculo. Quero incentivar a participação ativa de cada um de vocês: a comunidade, as famílias e as instituições, pois somente juntos poderemos construir um ambiente seguro e acolhedor para nossas crianças e adolescentes”, diz ela.
NOVO CONSELHO
Em Parauapebas, o número de conselheiros foi ampliado em cinco e agora a “Capital dos Minérios” vai contar com 15 profissionais da área. Com isso, explicou o presidente do COMDCAP, um novo Conselho Tutelar – que se soma aos outros dois do município – foi criado.
“Hoje se concretiza todo um processo de escolha dos conselheiros tutelares que se iniciou em 2023, a partir do lançamento do edital. Foi muita emoção vivida nessa noite. Também tivemos a grata satisfação a criação do terceiro conselheiro tutelar”, destaca Aldo sobre a cerimônia ocorrida em Parauapebas.”
“Nós esperamos, enquanto COMDCAP, que os nossos conselheiros possam atuar de forma muito eficaz, sobretudo defendendo a lei e fazendo com que ela seja garantida na vida das nossas crianças e adolescentes”, afirmou.
A reportagem também conversou com Neil Armstrong da Silva Soares, que assumiu seu quinto mandato como conselheiro, recebendo 970 votos. Ele falou sobre suas expectativas para o exercício e a colaboração com os demais conselheiros.
“Nosso plano é trabalhar em conjunto com os, agora, 15 conselheiros tutelares nessa cidade. Não se pode pensar num planejamento para o Conselho Tutelar sem pensar em trabalhar em colegiado, em grupo de pessoas trabalhando para defender o direito da criança e do adolescente.”
Um dos enfoques de Neil Armstrong é acabar com as filas para os pais matricularem seus filhos nas escolas. O conselheiro entende que essa dificuldade – que pode resultar na perda de vaga na escola ou creche – é uma violação do direito à educação da criança e adolescente.
As eleições em Parauapebas para a função contaram com 25 mil eleitores, um marco histórico no município. O próximo passo será definir onde atuarão os três Conselhos Tutelares da cidade a partir de uma análise que vai definir as necessidades de cada região. (Clein Ferreira – com informações de Ronaldo Modesto)