Acompanhados por autoridades, familiares, amigos e membros da comunidade, os cinco conselheiros tutelares de São Geraldo do Araguaia, eleitos em outubro do ano passado, foram diplomados e empossados na noite desta quarta-feira, 10 de janeiro, na câmara de vereadores do município. O evento marca o mandato de 2024 a 9 de janeiro de 2028.
A nova composição do colegiado é formada por dois homens e três mulheres, todos eleitos pela primeira vez. São eles: Leomar Lima de Sousa, 34 anos, estudante de educação física; Crysnanda Sousa Resplandes, 27, graduada em serviço social; Ione Viana Rocha Feitosa, 41, pedagoga; Aparecido Fernando Ferreira de Góis, 30, ensino médio e Samila Barbosa Bernardo, 31, estudante de fisioterapia. O novo grupo compõe a sétima de conselheiros do órgão que foi instituído no município em 2000.
Os novos conselheiros se juntam a um universo de cerca de 35 mil agentes, empossados nesta quarta-feira, responsáveis por garantir os direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil.
Leia mais:Ouvido pelo Correio, Leomar Lima de Sousa falou em nome dos colegas. Ele disse que o novo grupo está comprometido e coeso para desempenhar a função com orgulho. “Sabemos da exigência e responsabilidade que a função de conselheiro tutelar demanda de cada um de nós. Estamos preparados e prometemos desempenhar um bom trabalho para que crianças e adolescentes tenham seus direitos garantidos”, afirmou.
A solenidade de posse, promovida pela prefeitura do município, foi realizada pelo Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA).
O vice-presidente do CMDCA, Francisco dos Santos, alertou aos novatos para os riscos que o cargo requer no exercício da função. “Vocês escolherem ser conselheiros tutelares. Então devem se preparar para os desafios que certamente vão enfrentar na garantia dos direitos das crianças e adolescentes de nosso município”, destacou.
O prefeito do município, Jefferson Oliveira, reconheceu a importância do trabalho dos conselheiros para a sociedade e prometeu priorizar as demandas do órgão. “Desejo que todos honrem os votos de confiança que a população deu a vocês. No âmbito da gestão, podem contar com nosso total apoio para garantir os direitos das crianças e adolescentes de São Geraldo do Araguaia”, disse.
A sede do conselho tutelar de São Geraldo do Araguaia está localizada na Avenida Castelo Branco, no Bairro Beira Rio, próximo ao porto da balsa. O contato telefônico do órgão para denúncias é 94 9 9238 7142. (Nilson Amaral – freelancer)