Com o propósito de promover a equidade de gênero, o empoderamento e a capacitação, nasce o Comitê Mulher da Sicredi Sudoeste MT/PA. A novidade surge da intenção de oportunizar às mulheres condições de cada vez assumirem mais papeis de protagonismo e liderança na cooperativa e nas comunidades onde estão inseridas. As inscrições estão abertas até 20 de janeiro e as interessadas, sendo o convite direcionado a cooperadas da cooperativa a partir de 25 anos, podem responder o formulário presente no QR Code no banner do programa Comitê Mulher ou através do link na bio do Instagram @sicredisudoestemtpara.
O Comitê Mulher será composto por 50 membras, as quais participarão da formação através de encontros on-line por 18 meses. Conforme explanado pela Diretora de Operações Elisângela Dalmolin, os pré-requisitos são ter mais de 25 anos, associada, não ser colaboradora ou cônjuge de gestor da Sicredi Sicredi Sudoeste MT/PA, não ter restritivos financeiros e morar no país. Os temas de cada workshop vão girar em torno de quatro eixos temáticos: mulheres na liderança, no empreendedorismo, no cooperativismo e na comunicação.
Leia mais:Elisângela reforça o convite a comunidade através das redes sociais da cooperativa e salienta que além de despertar o interesse por atuar mais próximo da cooperativa, o Comitê Mulher quer oferecer oportunidades educacionais de crescimento e desenvolvimento, promover uma rede de conexões para o aprimoramento das atividades pessoais e profissionais de cada uma. “Precisamos de novas lideranças e essa oportunidade vem para convidar nossas cooperadas para ajudar na gestão, na administração e na continuidade da nossa cooperativa”, frisou.
Integração global
Inclusão e diversidade são temas debatidos em empresas de diversos perfis no mundo todo e vêm tendo sua implementação impulsionada por meio da agenda 2030 do Pacto Global da ONU e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O programa Comitê Mulher Sicredi atende a três deles: “Educação de Qualidade” (ODS 4), que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; “Igualdade de Gênero” (ODS 5), alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; “Trabalho Decente e Crescimento Econômico” (ODS 8), promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos.
A iniciativa também está alinhada à criação da Rede Global de Mulheres Líderes, criada em 2009 pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU, na sigla em inglês) para oferecer às mulheres oportunidade e recursos de desenvolvimento de carreira nas cooperativas de crédito em que trabalham.