Correio de Carajás

Procurado em Marabá, homicida perigoso é preso em Goiás

José Vandercley, o “Cocozinho”, pode ser chave para desvendar vários crimes/Foto: Divulgação

Está preso na cidade de Nerópolis, região metropolitana de Goiânia, o indivíduo José Vandercley Lima dos Santos, vulgo “Cocozinho”, de 29 anos. Ele era procurado pela Polícia de Marabá, sob a acusação de vários crimes, como tráfico de drogas, roubo e principalmente homicídios. Ele deve ser recambiado em breve para o Estado do Pará, onde enfrenta processos e já tem quatro condenações.

José Vandercley chegou a ser encurralado pela polícia de Marabá, durante investigação de um rumoroso caso de assassinato. Mas deixou o Estado. Foi então que entrou em ação o trabalho de inteligência, aliado à utilização de ferramentas tecnológicas à disposição da segurança pública, que conseguiu descobrir o paradeiro dele.

A partir de então, a Polícia Civil de Marabá entrou em contato com a Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio do Grupo Antissequestro. Os policiais goianos cumpriram o mandado de prisão de José Vandercley, na cidade de Nerópolis, a 30 km da capital do Estado.

Leia mais:

De acordo com as investigações da Polícia Civil, José Vandercley, o “Cocozinho”, seria indivíduo relevante na estrutura de uma organização criminosa que atua no Pará, tendo sido destacado pelo comando da facção em Belém para se dirigir a Marabá e atuar como braço forte aqui e na região, no desenvolvimento das atividades criminosas, que envolvem tráfico de drogas, homicídios e roubos.

EXTENSA FICHA CRIMINAL

O delegado Vinícius Cardoso das Neves, superintendente regional de Polícia Civil, informou à Imprensa que José Vandrcley tem uma extensa ficha criminal, com oito prisões, sendo em quatro processos onde ele já é condenado e quatro ainda em trâmite. Tem cargo de relevância na cidade de Marabá dentro de organização criminosa e também sobre ele recaem suspeitas de ter envolvimento em homicídios, roubos, tráfico de drogas e associação criminosa.

O mandado de prisão que estava pendente contra José Vandercley foi emitido no último dia 4, cinco dias antes de ele ser capturado, pela Vara de Execuções Penais da Região Metropolitana Belém. Portanto, trata-se de uma prisão definitiva.

“Ele figurava como foragido do sistema prisional de Belém e, agora, será recambiado à capital, para permanecer preso e responder aos diversos processos”, explica o delegado Vinícius.

Delegado Vinícius Cardoso considera relevante a prisão do foragido/Foto: Evangelista Rocha

 

“O BAGULHO É DOIDO”

Uma das primeiras prisões de José Vandercley aconteceu no Bairro do Guamá, em Belém, no ano de 2013, quando ele tinha apenas 19 anos de idade. Na ocasião, ele estava com uma moto roubada.

Ao ser preso, o acusado confirmou que havia feito o assalto no Bairro do Condor, também em Belém. Segundo o dono do veículo, o criminoso chegou a apontar uma arma para seu filho, de apenas 11 anos de idade.

Na ocasião, ele disse aos policiais que roubava por esporte. E ainda declarou: “O bagulho é doido”. (Chagas Filho, com informações de Evangelista Rocha)