O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, iniciou uma série de ações em alusão a campanha do “Janeiro Branco”, mês dedicado aos cuidados com a saúde mental. A iniciativa começou na última sexta-feira (5) e será realizada até o final do mês. O evento visa promover o bem-estar psicológico de pacientes, colaboradores e demais usuários da instituição.
O diretor Executivo do Hospital, Flavio Marconsini, destacou a importância da campanha. “A saúde mental é uma parte crucial do bem-estar geral do paciente. Nossa equipe está empenhada em oferecer um ambiente que promova não apenas a cura física, mas também o suporte emocional necessário para nossos usuários”, explicou o diretor.
As ações, promovidas pelo setor Psicossocial da unidade do Governo do Pará, promoveram uma série de atividades, incluindo palestras e rodas de conversa, que abordaram temas como depressão, ansiedade, estresse e outros transtornos mentais.
Leia mais:Maria Silva, que está acompanhando um familiar internado no hospital, participou de uma das palestras da ação. “A palestra foi muito importante para mim, pois me ajudou a compreender melhor o que é saúde mental e como cuidar da minha própria. Eu sempre tive dificuldade em falar sobre meus sentimentos, mas a palestra me motivou a buscar ajuda profissional. Estou muito grata por essa oportunidade”, enfatizou.
João Santos, que acompanha a esposa no hospital, compartilhou sua visão sobre a campanha. “É reconfortante saber que o hospital está preocupado não apenas com o corpo, mas também com a mente. Isso faz toda a diferença no processo de recuperação”, afirmou.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que um bilhão de pessoas no mundo vivem com algum tipo de transtorno mental. No Brasil, a entidade aponta que cerca de 18,6 milhões sofrem com o problema, situação agravada pela pandemia da Covid-19.
Sensibilização
O Regional de Marabá realizará durante todo o mês de janeiro, ações de conscientização sobre a importância da saúde mental para pacientes, acompanhantes e colaboradores. As iniciativas, conduzidas pela equipe de psicólogos da unidade, contarão com atividades terapêuticas que visam oferecer ferramentas práticas para lidar com o estresse, a ansiedade e outros transtornos psicológicos.
Segundo Alan Ferreira, diretor Assistencial do Hospital, “o Janeiro Branco é uma oportunidade para lembrar a todos sobre a importância de cuidar da saúde mental. Estamos aqui para oferecer suporte emocional e psicológico, auxiliando não apenas no tratamento médico, mas também na qualidade de vida dos pacientes”, destacou.
Ariane Raquel Oliveira, psicóloga do hospital, destacou a importância da ação. “A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Quando estamos com a mente saudável, conseguimos lidar melhor com os desafios da vida, temos mais qualidade de vida e somos mais produtivos”, disse.
A profissional enfatizou que, semanalmente, a unidade promove o projeto “Psicossocial em Ação”, que oferece um ambiente seguro e acolhedor para discutir temas relacionados à saúde mental. “O projeto incentiva pacientes e acompanhantes a compartilharem suas experiências, preocupações e reflexões, que contribuem para o seu bem-estar emocional e psicológico”, relatou.
Perfil: O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de um milhão de pessoas, em 22 municípios da região.
(Agência Pará)