Correio de Carajás

Apae Jacundá realiza mais de 4,8 mil atendimentos em 2023

A chegada da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) à cidade de Jacundá, localizada na região sudeste do Pará, proporcionou uma melhoria na qualidade de vida para dezenas de pessoas com deficiência, bem como ofereceu apoio às famílias delas. Ao longo de 2023, foram realizados 4846 atendimentos nas áreas de saúde, educação e assistência social.

“Enfrentamos alguns desafios neste ano que impediram a realização de algumas das atividades propostas no Plano de Ação 2023. Além disso, deparamo-nos com vários feriados e pontos facultativos, sendo que a redução do número de profissionais atendendo na Apae foi uma preocupação, resultando na diminuição da quantidade de atendimentos oferecidos. A demanda por cadastros de pessoas com deficiência aumentou, impossibilitando a oferta de vagas nos atendimentos para esses casos. Consequentemente, a fila de espera por atendimento também cresceu. No entanto, mesmo diante dessas dificuldades, conseguimos realizar muito”, explica a coordenadora da instituição, Marta Ribeiro.

Apesar das limitações, a Apae de Jacundá formou uma equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, fisioterapeutas, psicopedagogas, fonoaudióloga e psicóloga. Além disso, a instituição conta com uma equipe administrativa encarregada das questões burocráticas e legais, garantindo que a entidade esteja em pleno e regular funcionamento, incluindo um auxiliar de serviços gerais.

Leia mais:

Atualmente, a APAE de Jacundá possui 177 pessoas com deficiência cadastradas, das quais 107 recebem atendimentos gratuitos de fisioterapia, psicologia, psicopedagogia e assistência social. Para manter os serviços para a população cadastrada, a entidade estabeleceu parcerias com a Prefeitura Municipal de Jacundá, por meio de Acordo de Cooperação Técnica, Federação Nacional e Estadual das APAEs, Banco Sicredi, Sinrural, Loja Maçônica de Jacundá e Grupo Pela Vida, com a realização de eventos para angariar recursos para a construção da sede definitiva da Apae. Além disso, a comunidade local contribui por meio de doações e participação nos eventos da Apae, juntamente com as doações mensais dos sócios contribuintes.

“Foram muitos desafios neste ano, mas acumulamos muitas conquistas ao longo do caminho, o que nos impulsiona na constante busca pela melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência assistida, por meio dos atendimentos ofertados”, conclui Marta. (Antonio Barroso – Freelancer)