Nesta segunda-feira, dia 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor, e para festejar essa data especial nada melhor do que uma maratona de filmes com mestres inspiradores para curtir o dia. Aliás, já desejou um feliz dia para aquele professor que mudou sua vida? Inspire-se aqui…
Harry Potter (2001)
A velha história do bruxinho Harry todo mundo já conhece, mas vale lembrar dos professores incríveis que cercaram sua vida em Hogwarts. Além de Alvo Dumbledore, sábio diretor da escola, e Minerva McGonagall, que era como uma mãe, brava e carinhosa, fomos surpreendidos no final da saga (alerta de spoiler!), com a lealdade do professor Severo Snape.
Leia mais:Escritores da Liberdade (2007)
Baseado em fatos reais, Escritores da Liberdade conta a história de jovens de diferentes tribos culturais que vivem em situação de risco. Tanto no bairro, quanto na escola, os adolescentes não se misturam, vivem em guerra e, com o péssimo desempenho na escola, estão prestes a reprovar quando uma nova professora assume o controle da turma. Confrontados por ela, os alunos têm a vida transformada.
O professor Aloprado (1996)
Cansado das brincadeiras com sua aparência e tentando impressionar uma colega de trabalho, o professor Sherman decide usar uma poção cientifica nunca testada em humanos para mudar de DNA. O resultado? a fórmula tem curto efeito e ele encara uma vida dupla entre seu verdadeiro corpo e o fictício.
Matilda (1996)
Matilda é uma menina de 6 anos, muito inteligente e que tem poderes mágicos. Ela se sente deslocada numa família com valores diferentes dos seus e tudo muda quando seus pais a deixam frequentar a escola. Lá ela conhece a doce professora Honey, que a compreende e ajuda.
Vem Dançar (2006)
Considerados como delinquentes pela escola, uma turma de alunos passa a ter aulas com um famoso dançarino. O professor, não só muda a perspectiva de vida dos jovens, como dá a eles uma nova forma de enxergar o mundo e a eles mesmos. O filme denúncia a desigualdade e o preconceito entre classes sociais na sociedade norte-americana.
O sorriso de Monalisa (2003)
Recém-formada, Katherine Watson é aprovada para lecionar em uma conceituada escola para meninas. Empolgada, ela não imagina que as alunas, apesar de terem mentes brilhantes, não programavam suas vidas para além do casamento. Quando se dá conta desta realidade, a professora passa a provocá-las para que lutem por seus objetivos e tomem o protagonismo de suas vidas.
Mudança de Hábito 2 (1993)
Quando suas colegas do convento enfrentam problemas com uma escola de delinquentes juvenis, a cantora Deloris volta ao seu disfarce de freira para ajudar. Como professora de música, sua missão é fazer com que a pior turma da escola vença um concurso musical que irá garantir a sobrevivência do colégio.
Sociedade dos Poetas Mortos (1989)
Em um rígido colégio para meninos, um único professor se diferencia dos outros: John Keating. Com os valores tradicionais de lado, John incentiva seus alunos a buscarem suas paixões e a terem uma vida extraordinária. O pensamento livre é estimulado nos alunos que formam uma sociedade de poesia cujo lema é aproveitar o dia.
Professora sem Classe (2011)
Nada exemplável, a professora Elizabeth pouco se importa com seus alunos: seu maior objetivo é encontrar um marido rico para que possa largar de vez sua carreira letiva. Depois de uma desilusão amorosa, um novo professor chega a escola e, para impressioná-lo, ela decide colocar silicone. Sem dinheiro, a professora se esforça para fazer da sua turma a melhor da escola e, com isso, ganhar um concurso e usar o valor do prêmio.
Larry e Crowne – O Amor Está de Volta (2011)
Demitido por não ter cursado uma faculdade, Larry decide voltar a estudar. O que ele não imaginava é que se apaixonaria pela professora, uma mulher desiludida com a carreira e o casamento. Enquanto sua vida particular está um caos, o aluno tenta impressionar sua mestre.
(Fonte: G1)