O Brasil irá comemorar nesta terça-feira os 20 anos do fim dos conflitos na fronteira entre Peru e Equador, que se prolongaram por quase 170 anos e que causaram várias guerras, tensões e enfrentamentos entre ambos os países.
O Acordo Global e Definitivo de Paz entre Equador e Peru foi assinado em 26 de outubro de 1998 em Brasília, que voltará a ser palco de um encontro entre representantes dessas duas nações, mas agora para reafirmar “o valor e a eficácia da diplomacia e da solução pacífica de controvérsias”, diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.
A cerimônia contará com a participação do equatoriano José Ayala Lasso e do peruano Fernando de Trazegnies Granda, que eram os chanceleres de seus países na ocasião da assinatura e tiveram participação ativa nas negociações, e será presidido pelo ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes.
Leia mais:Segundo a nota oficial, a comemoração “também evidencia, uma vez mais, a capacidade regional de responder efetivamente a ameaças à paz e à segurança” no continente americano. (EFE)