Tendo a inovação e o empreendedorismo em sua essência, o Grupo Aço Cearense se destacou no 1º Prêmio de Intraempreendedorismo, promovido pela AEVO, conquistando quatro premiações na categoria Equipes. O ranking reconhece, de forma inédita, as organizações que incentivam a inovação corporativa no Brasil, condecorando as equipes que desenvolvem práticas empreendedoras e soluções de inovação. A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo, no dia 12 de dezembro.
No total, participaram mais de 90 empresas que desenvolveram 27.472 projetos de inovação no período de janeiro de 2021 a 31 de março de 2023, entre elas Suzano, Ambev, Dexco e o Grupo Aço Cearense. As iniciativas premiadas da companhia cearense foram:
Inovação de Sustentação: Top 3 – Redução do tempo médio de SETUP na máquina de tubo 04.
Leia mais:Inovação de Transformação: Top 4 – Plataforma de conexão para o mercado de aço e ecossistema para a facilitação de negócios entre revendedores e consumidores – OCA Lab.
Inovação Aberta: Top 4 – Identificação de impurezas não metálicas no recebimento de matéria-prima.
Inovação ESG: Top 8 – Saboaria Ecológica.
Para o vice-presidente de operações do Grupo Aço Cearense, Ian Corrêa, o reconhecimento fortalece o trabalho desenvolvido ao longo dos 44 anos da companhia, que tem investimentos constantes em novos produtos, serviços e processos, colocando os profissionais no protagonismo de boas práticas em todas as áreas dos diferentes negócios. “A inovação surge a partir do engajamento das pessoas que trazem ideias e soluções positivas para a rotina delas. Receber essa premiação é uma grande honra, porque reforça a importância do empreendedorismo interno, valoriza o empenho das nossas equipes que contribuem para o crescimento sustentável não só do Grupo Aço Cearense, mas de todo o mercado, servindo de referência e inspiração”, afirma o gestor do Grupo formado pelas empresas SINOBRAS (PA), SINOBRAS Florestal (TO), Aço Cearense Comercial (CE), Aço Cearense Industrial (CE), Instituto Aço Cearense (CE) e a mais nova empresa, Aço Cearense Logística (CE),
O gerente de inovação do Grupo Aço Cearense, Henrique Pereira, destaca ainda que “o Grupo Aço Cearense é integrante da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), o que dá mais representatividade a empresa para participar de políticas de incentivo à inovação, ao lado das maiores e mais influentes empresas inovadoras do Brasil”, explica.
Sobre o Grupo Aço Cearense
Com uma trajetória marcada por desafios, superação e sucesso, o Grupo Aço Cearense possui 44 anos de atuação de forma inovadora, diversa e inclusiva, fabricando aços longos, planos e produtos em aço e inox. Sempre investindo em desenvolvimento, atualmente possui capacidade produtiva de 1 milhão de toneladas/ano de aço e faturamento anual em 2022 de R$ 6,5 bilhões. O grupo gera mais de 4.300 empregos diretos e cerca de 40 mil indiretos, com suas empresas localizadas nos estados do Pará, Tocantins e Ceará.
Formado pelas empresas SINOBRAS (PA), SINOBRAS Florestal (TO), Aço Cearense Comercial (CE), Aço Cearense Industrial (CE), Instituto Aço Cearense (CE) e a mais nova empresa, Aço Cearense Logística (CE), o Grupo Aço Cearense mantém uma base de mais de 15 mil fornecedores e 16 mil clientes. Além disso, realiza 60% das suas compras no Brasil, nas regiões do Norte e Nordeste, o que equivale a R$ 5 bilhões, fomentando a economia nas regiões em que atua.
Agora a empresa se prepara para um novo momento com dois grandes empreendimentos: a expansão da SINOBRAS, sua siderúrgica, e a construção de uma nova aciaria em parceria com a Vale, em Marabá, no Pará.