Qual o real significado do Natal? Não é incomum que essa pergunta seja feita durante o mês de dezembro e, para aqueles que seguem religiões cristãs, a explicação flui com facilidade ao serem questionados: é o nascimento de Jesus, o salvador.
Ao longo de nove noites – entre 9 e 17 de dezembro – o XIV Natal Encantado da Paróquia São Francisco de Assis, Núcleo Cidade Nova, em Marabá, trouxe para a cidade a renovação do verdadeiro espírito natalino.
Hora observado no serviço dos fiéis à Igreja Católica, hora demonstrado em belíssimas apresentações sobre o palco e diariamente explanado na missa, o sentimento foi distribuído de maneira grandiosa na última noite de festa no domingo, 17.
Leia mais:“O público nos surpreendeu nessas nove noites, até na segunda-feira que a gente achou que ia ter pouca gente. Foi uma bela participação e nós temos uma bela avaliação do Natal Encantado”, diz, satisfeito, o frater Ailson Caique Belfort Alves. Ele está há dois anos na Paróquia São Francisco e integra a organização do evento.
Ressaltar que o Natal é o nascimento de Cristo Jesus foi o objetivo da comunidade católica durante este período, afirma o religioso. “O sentido do Natal não é o Papai Noel”, frisa.
Considerando a grande quantidade de pessoas que visitaram a Praça São Francisco e que assistiram à missa, não só na noite de domingo, mas durante todos os nove dias, é possível dizer que o alvo da missão foi alcançado com maestria.
Bastava uma olhada rápida pelo local para observar pessoas ostentando acessórios e roupas cristãs, e também cantarolando as canções tocadas no palco. As barracas de comida, de venda de roupas e artesanato, o presépio em tamanho real complementaram o clima de imersão religiosa. Adicionada a esses elementos, a “Casinha do Papai Noel” se destacou, principalmente entre as crianças.
É curioso, a princípio, que o personagem lúdico tenha sido incluído na festa religiosa, considerando a discussão de quem é o protagonista do Natal: o “Bom Velhinho” ou Jesus Cristo?
“Nós temos a casinha e sempre na frente dela nós colocamos o presépio gigante, mostrando para a comunidade que ali está o verdadeiro sentido do Natal”, responde o frater Ailson ao ser questionado sobre o assunto.
LOUVORES NO ENCERRAMENTO
O padre Eduardo José Fonseca veio direto de São Luís, Maranhão, para cativar o público marabaense em uma apresentação de músicas religiosas, marcando o encerramento do evento. O show intitulado “Padre Eduardo canta louvores a Deus” teve como repertório músicas do Padre Zezinho, canções natalinas e louvores.
“Sempre ouvi falar do Natal Encantado, mas é a primeira vez que eu venho. Já vi por fotos e vídeos, mas nada se compara a vivenciar tudo pessoalmente. Marabá é uma cidade muito acolhedora e estar aqui no evento é uma alegria muito grande”, compartilha.
Além da apresentação do religioso, o público também acompanhou uma apresentação musical, realizada pelos jovens da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Para encerrar, o espetáculo encenou o nascimento do menino Jesus e colocou o menininho – um mini ator – no presépio de tamanho real.
PROGRAMAÇÃO
O fato da programação da festa encerrar uma semana antes do Natal, 25 de dezembro, não passou despercebido aos visitantes. Sobre isso, o frater Ailson Caique frisa que a razão do período escolhido é o fato de que muitos membros da paróquia não estarão em Marabá nos dias que antecedem a data.
“Mas no dia 24 nós temos as missas natalinas. Têm a das 7 horas da manhã e a das 19h30, que é a Vigília do Natal”. No dia 25, às 18 horas, também haverá missa na paróquia, finaliza o religioso.
O Natal Encantado 2023 foi promovido pela Fundação Cultural do Pará, do Governo do Pará, por meio da Lei Semear, com o patrocínio da Sinobras. (Luciana Araújo)