Neste sábado (9), logo após a celebração da missa, a comunidade católica da Paróquia São Francisco dá início ao maior e principal espetáculo natalino de Marabá, o Natal Encantado. Neste ano de 2023, o evento chega à 14ª edição e, durante os nove dias de evento, oferece ao público uma vasta programação que inclui shows culturais, religiosos, praça de alimentação, um presépio em tamanho real e a casinha do Papai Noel.
O bancário Valter Lobato nem esperou a abertura do evento para registrar a beleza do Natal Encantado junto com a família. “Natal é uma época boa, festiva, é tempo de estar junto com os familiares, refletir sobre a vida, brincar muito com a criançada”, avalia. Questionado sobre o que teria motivado a visita precoce, ele afirma que foi pressionado pelo filho Gael, de 4 anos. A gente tinha passado por aqui outro dia e ele viu as luzes acesas. A praça fica toda iluminada nessa época, não é? Acaba chamando muito a atenção das crianças e ele passou a me pedir para vir. Já viemos em outros anos e é sempre assim, é difícil até levar o Gael embora”, conta aos risos.
Este ano, a primeira noite de programação inicia com a chegada do Papai Noel e apresentação do grupo de música cristã Som de Santidade no palco. A banda do Exército Brasileiro e o cantor Gabriel Rocha são as atrações de amanhã (10). Já na segunda-feira (11), a Banda Municipal e o grupo de percussão Monte Castelo fazem o som para os visitantes. Na terça-feira (12), Munir sobe ao palco, seguida pelo grupo Samba Santo, para uma noite de louvor. Quarta-feira (13), será a vez do Grupo de Ballet Nair Livia e do Coral da Casa da Cultura se apresentarem. O grupo Compasso, Música e Dança e as Irmãs Pequeninas são as atrações da quinta-feira (14). Já na sexta-feira (15), o Coral da Galeria da Arte Vitória Barros abre a apresentação do Padre Fabrício Rodrigues, nome bastante conhecido da comunidade católica marabaense. No sábado (16) é a vez da atração nacional, Padre Joãozinho. A noite de encerramento do Natal Encantado, no sábado (17), começa com a chegada o menino Jesus ao presépio, seguido pelo musical produzido pela Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, o pronunciamento da diretoria do evento e, por fim, apresentações do Instituto Gabriel Rocha e do Padre Eduardo.
Leia mais:“Nós estimamos uma média de público que pode chegar a cinco mil pessoas por noite. Então estamos nos preparando para atender a essas pessoas, porque milhares delas querem levar crianças para fazer uma foto com o Papai Noel, famílias inteiras vêm para consumir nas barracas de alimentação e nosso objetivo é que tudo ocorra da forma mais ordeira e tranquila possível”, explica o padre Jorge Guimarães, pároco da comunidade São Francisco.
O Natal Encantado é promovido pela Fundação Cultural do Pará, do Governo do Pará, por meio da Lei Semear, com o patrocínio da Sinobras. Mais de 100 voluntários se revezam desde o mês de novembro, trabalhando dia e noite, na recuperação, testes, montagem e decoração do Natal Encantado 2023. A organização do evento estima que, só na maior estrutura de árvore de Natal, foram utilizados 1.600 metros de mangueiras de led. Já na cascata de luzes que ornamenta a fachada da Paróquia São Francisco, 23 mil lâmpadas de led, além de outras 27 mil lâmpadas que compõem as demais estruturas que ocupam a Praça São Francisco durante os dias de evento. (Divulgação)