Especializados em medicina fetal, os médicos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) Marcelo Filippo e Carolina Wanis ficaram responsáveis pelo parto e, também, pela cirurgia, que ocorreu no fim de outubro. O procedimento contou, ainda, com a presença do médico Fábio Peralta.
Por ter nascido com 27 semanas e quatro dias de gestação, a menina foi classificada como prematura extrema. Partos até a 36ª semana são considerados de prematuros, e os partos “a termo” ocorrem entre a 39ª e a 41ª semana.
Nas próximas semanas, Ágatha será monitorada pela equipe de neonatologia do Hmib e receberá apoio do banco de leite do hospital, fundamental para garantir a nutrição dela e de outras 39 crianças internadas na UTI. “Para mim, o milagre aconteceu. Agora é só esperar pela alta dela”, disse o pai de Ágatha, Jeremias Nascimento, 43.
Três horas de cirurgia
Conhecida cientificamente pelo nome mielomeningocele, a malformação identificada como espinha bífida durante o pré-natal causa desafios de saúde desde a fase uterina até o fim da vida. Entre os sintomas mais comuns estão a impossibilidade de andar e quadros de inchaço no cérebro.
As tentativas de correção por meio de cirurgia ocorriam somente após o parto, com baixa taxa de sucesso. A partir de 2015, começaram a ocorrer no Brasil procedimentos intrauterinos que melhoram o prognóstico das crianças.
A cirurgia inédita no DF envolveu 20 servidores do Hmib e durou três horas. Além disso, a equipe se mobilizou para executar o procedimento com agilidade: uma médica da rede privada que fazia o pré-natal de Raiane identificou a condição e a encaminhou ao hospital da SES-DF em 16 de outubro.
Em doze dias, mãe e filha passaram pela preparação necessária, e a cirurgia ocorreu na 22ª semana de gestação, período considerado ideal pelos profissionais da área.
Com a projeção estatística de cerca de 250 crianças nascidas por ano no Brasil com espinha bífida, pesquisadores da área trabalham para expandir o número de hospitais que poderão se tornar referência para realização do procedimento.
(Metrópoles)