O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), assinou nesta terça-feira (5), um convênio com a Prefeitura de Dom Eliseu, na região de integração Rio Capim, para construção de uma creche no município, dentro do programa “Creches Por Todo o Pará”.
“Dando continuidade ao programa ‘Creches Por Todo o Pará’, hoje nós assinamos o convênio para a construção de uma creche no município de Dom Eliseu. Que dará suporte aos pais e mães para que eles possam deixar seus filhos no local e continuar ou desenvolver suas atividades profissionais com tranquilidade. É o compromisso do governo do Estado, através do governo do Helder e da nossa vice-governadora Hana, em fortalecer a educação básica no Pará” , disse o secretário adjunto de Infraestrutura da Seduc, Arnaldo Dopazo, que representou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, na ocasião. De acordo com o secretário, o valor aproximado da obra é de R$ 7,7 milhões e a creche vai atender em torno de 200 a 250 crianças.
O prefeito do município de Dom Eliseu, Silon Gama, destacou a importância da parceria entre Estado e município para potencializar a educação infantil na cidade. “Mais uma vez, eu quero agradecer também, ao governador Helder pelo compromisso e parceria com o município de Dom Eliseu. Agradecemos também a toda a equipe da Secretaria de Educação e reforço que juntos vamos seguindo e conseguindo mais conquistas para a população de Dom Eliseu”, disse o gestor municipal.
Leia mais:A deputada estadual Cilene Couto também esteve presente na assinatura do convênio e ressaltou que “a educação infantil do município ganha um novo espaço seguro e confortável”. “A creche vai atender em torno de 200 a 250 crianças, reduzindo assim o déficit educacional infantil no município de Dom Eliseu. Diante disso, mamães e papais ganham esse presente para seus filhos. E nós estamos aqui muito felizes com essa conquista”, celebra a parlamentar.
Só em novembro deste ano, o Estado já garantiu outras 30 novas unidades do programa nos municípios de Quatipuru, Moju, Itaituba, Piçarra, Nova Timboteua, Almeirim, Viseu, Santa Maria do Pará, Igarapé-Miri, Vigia de Nazaré, Ulianópolis, Acará, Bragança, Goianésia do Pará, Jacareacanga, Cametá e São Geraldo do Araguaia. No Marajó, 13 municípios foram beneficiados: Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras, Portel, Santa Cruz do Arari e São Sebastião da Boa Vista.
Investimento – O “Creches por Todo o Pará” é um programa inédito, que tem como meta beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social que necessitam retornar ao mercado de trabalho. Mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na construção de 149 creches em todo o Estado, para atender crianças de 0 a 5 anos. Nos municípios com maior índice populacional serão erguidas duas estruturas.
Cada uma das unidades terá capacidade para atender 200 crianças e contarão com: salas de aula; berçário; lactário e; toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta; brinquedoteca; sala multiuso; auditório e biblioteca. A primeira creche do programa foi entregue no ano de 2022, em Belém, a “Creche Professor Orlando Bitar”, que atende 629 crianças atualmente, de 0 a 5 anos de idade.
(Agência Pará)