Única representante paraense de escola pública na categoria nível A, a estudante Jessica Veloso, da Escola Estadual Jarbas Passarinho, em Belém, participou da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2023 e conquistou a medalha de prata. A estudante disputou a competição com estudantes de todo o Brasil. A entrega da medalha foi na última segunda-feira (4), no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA) Belém.
Bastante feliz com a conquista, Jéssica Veloso falou sobre a experiência em participar de uma olimpíada de conhecimento a nível nacional. A categoria que ela disputou está voltada para estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental. “É a primeira vez que participo desta competição e sair com uma medalha, de prata, é muito gratificante. Não fiquei muito nervosa, pois pude fazer as tarefas em casa, mas acompanhada pela professora da escola”, disse Jéssica.
A estudante também destacou a importância da vitória na competição estudantil como forma de incentivar os demais alunos da rede pública de ensino. “Bem, eu fui a única pessoa de escola pública a estar presente na premiação e acho que isso incentiva os demais, pois, além da premiação, é um ensinamento a mais, alguns entendimentos e coisas que talvez a pessoa nem estude. Basta acreditar que todos temos capacidade e então que conseguimos”, enfatizou.
Leia mais:Para a diretora da escola que Jéssica estuda, a educadora Lucinete Albarado, a premiação é uma importante conquista para toda a comunidade escolar. “Nossa aluna foi homenageada e recebeu a sua medalha de segundo lugar na Olimpíada Nacional de Ciências. Além disso, ela também foi a única do Estado do Pará a ganhar essa medalha, e é também a única estudante de escola pública a conquistar isso. Jéssica foi a nossa representante e nos trouxe esse grande orgulho, essa medalha só demonstra que o aluno de escola pública é capaz”, disse.
Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) tem como objetivo despertar e estimular o interesse dos estudantes pelo estudo das ciências naturais, além de identificar alunos talentosos e incentivar seus ingressos nas áreas científicas e tecnológicas. A Olimpíada é voltada para estudantes do ensino médio e do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
(Agência Pará)