Em 30 de outubro, o Portal Correio de Carajás anunciou, em primeira mão, o fim do Disque Denúncia, como repassado por meio de ofício encaminhado pela Coordenadoria da Central Disque Denúncia Sudeste do Pará. No entanto, nesta segunda-feira (27), a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), informou que o órgão realizará a ampliação da divulgação dos canais, em especial o Disque Denúncia 181, em duas cidades polos do Sudeste Paraense, Marabá e Parauapebas, nos dias 28 e 29.
A reportagem deste CORREIO tentou contato com a coordenação do Disque Denúncia local, mas não conseguiu resposta. O que tudo indica é que as atividades do serviço e dos programas vinculados a ele, como o Linha Verde, Procurados e Desaparecidos ainda não possuem financiamento para continuar, portanto, a Segup deverá assumir apenas as denúncias de competência dos órgãos de segurança -o que continuará sendo uma perda para Marabá e região.
Ao entrar em contato com o portal Correio de Carajás, a Segup afirmou que as ações planejadas envolvem uma extensa campanha de divulgação para os efetivos das polícias Civil e Militar nas duas cidades, além de alcançar diretamente a população. Durante esses dias, serão oferecidas orientações sobre o serviço, explicando seu funcionamento e como a comunidade pode utilizá-lo para contribuir com a segurança local. Material gráfico contendo informações relevantes também será distribuído para ampliar o alcance da iniciativa.
Leia mais:Além das chamadas convencionais pelo número 181, a população terá a opção de acionar o serviço através do WhatsApp, no número (91) 98115-9181. Nesse canal, os cidadãos poderão interagir com o sistema de Inteligência Artificial Rápido e Anônimo, personificado pela atendente virtual denominada Iara. Esse sistema permite o envio de informações em diversos formatos, como texto, áudio, fotos e vídeos, incluindo a localização do incidente.
Outra ferramenta disponível para a sociedade é o chatbot, um sistema de troca de mensagens que funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. Este também receberá denúncias, assegurando o sigilo e o anonimato dos denunciantes. A caixa de diálogo do chatbot estará localizada na parte inferior de todos os sites de segurança pública do Pará, incluindo os das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros.
Essas medidas tecnológicas e de conscientização buscam facilitar o acesso da população aos canais de denúncia, promovendo uma participação ativa e efetiva na construção de comunidades mais seguras.
Nesta terça-feira, dia 28, o delegado Christian Rocha, diretor do Disque-Denúncia da Segup, estará em Marabá para dar mais esclarecimentos ao Correio de Carajás sobre como funcionará a ferramenta disponibilizada pelo Estado. (Thays Araujo – com informações da Segup-PA)