Com dinheiro no bolso ou não, a realidade estampada aos olhos de quem passava pelo maior aglomerado comercial de calçada em Marabá, a Av. Antônio Maia, na Marabá Pioneira, era de que esta sexta-feira (24), nomeada nacionalmente como Black Friday, estava concentrando centenas de marabaenses dispostos a conferir as ofertas. Balões e fitas coloridas, faixas, anúncios e carros de som fizeram a boa e velha publicidade para chamar a atenção de quem se dispôs a sair de casa atrás de pagar menos em roupas, eletrodomésticos e até decoração.
A reportagem deste CORREIO percorreu lojas de departamentos variados e conversou não somente com os gerentes e vendedores, mas sondou o protagonista desta data tão aguardada por muitos: os clientes. No geral, as oportunidades agradaram a muitos e, parece ter superado a Black Friday do ano passado. Mas, como nada é preto no branco, teve quem se decepcionou com a data, também.
O cenário em Marabá revela uma diversidade de experiências durante a Black Friday, com alguns estabelecimentos otimistas e outros enfrentando desafios para atingir as expectativas, como é o caso da Chic Presentes. A gerente Leidiane Sousa lamentou a queda no movimento em comparação ao ano passado.
Leia mais:Ela destacou a decoração natalina e os descontos de até 40%, buscando atrair clientes: “Mas a gente tá desapontado com os resultados até então, esperávamos uma movimentação maior”, disse.
Mas, parece que as peças natalinas acabaram, sim, chamando atenção. Erica de Paula, de 26 anos, parou para conferir os artigos, afirmou estar aproveitando a Black Friday, buscando artigos natalinos. Questionada sobre a compensação, ela respondeu afirmativamente, indicando que as promoções estavam valendo a pena.
“Eu e meu marido estávamos passando pela avenida e vimos que, além das faixas de Black Friday, tinha muita decoração, então descemos para já comprarmos a nossa e decorar a casa”, contou.
Na Eletro Mateus, a publicidade foi além de balões e faixas, tinha até mesmo um animador na porta, convidando calorosamente os que passavam pela calçada. Conversando com José Ribeiro, o gerente, percebe-se que ele adotou uma perspectiva mais positiva da data.
“A movimentação na loja tá enorme, com descontos que variam de 10% a 50%. E, mais do que isso, a Black Friday deste ano está superando as expectativas e atraindo um grande fluxo de clientes”, relatou.
Passando as compras já no caixa, da loja, Madson Oliveira, justificou sua participação na Black Friday pelo preço. Compras como fogão, cooktop e ferro de passar roupa foram motivadas pelos descontos. E o cliente surpreendeu em contar que planeja retornar para conferir ofertas em ventiladores, indicando a quão compensadora está sendo a experiência na sua perspectiva.
Jonatan Oliveira, gerente da Universo Chic, loja de calçados, também mostrou grande otimismo em relação ao aumento nas vendas. Ele comparou o movimento deste ano com o do ano passado, destacando uma expectativa maior para 2023: “Conseguimos ver uma movimentação constante ao longo do mês de novembro”.
Cliente da loja, Elivânia Oliveira, aproveitou a Black Friday para sair de casa e ir conferir novidades e preços. No departamento, ela afirmou que, até o momento, as ofertas estão razoáveis, mas não hesitou em expressar sua expectativa positiva em relação às compras durante a data.
E o sucesso das vendas parece depender não apenas dos descontos oferecidos, mas também da estratégia de cada loja para atrair e reter clientes durante esse período de compras intensas. Paulo Roberto, gerente comercial da Principal Bebê Mamãe, compartilhou a diversidade do público atendido pela loja, principalmente mães e gestantes em busca de oportunidades e preços baixos.
Elisângela Cardoso, cliente da Principal Bebê Mamãe, elogiou as promoções e considerou a Black Friday deste ano melhor do que a anterior: “Estou muito satisfeita com a quantidade de peças e a qualidade que tem sido oferecida. Sou mãe de dois e para mim é vantajoso esse momento para poder atender as necessidades dos pequenos e por um preço tão em conta”, finaliza.
(Thays Araujo)