Enquanto o mundo se prepara para a Black Friday, realizada anualmente no dia 24 de novembro, Marabá enfrenta desafios únicos como a falta de uma organização local, contrastada pela adesão das grandes redes. Mas, o impacto no comércio local é sugerido pelas estimativas através de dados fiscais e lojas locais revelam estratégias, desde reposição até descontos reais.
Em entrevista João Tatagiba, presidente da Associação de Comércio e Indústria de Marabá (ACIM), revelou uma realidade ainda em adaptação ao evento global: “A Black Friday em alguns lugares realmente funciona, aqui não é possível de acompanhar pela falta de uma organização local”, explica.
Ele relata que é impossível ter algo de concreto, já que o cenário reflete a falta de informações locais. No entanto, destaca a adesão das grandes redes instaladas na cidade, e que participam da data, como um ponto positivo.
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Giliad de Souza Silva, doutor em economia e professor da Unifesspa, traz uma perspectiva analítica para a discussão: “O impacto do BF no comércio local depende do quanto ele é concorrente do comércio eletrônico. Como alguns produtos sempre estão na mira do BF no comércio eletrônico, como produtos da linha branca, produtos de TI e alguns acessórios pessoais, muito provavelmente as lojas físicas, locais, ou aderem, em algum nível ao BF, ou perderão mercado para o comércio eletrônico.”
Ao ser questionado sobre a dificuldade da ACIM em mensurar o impacto local da Black Friday, Giliad sugere uma possível estimativa através dos dados fiscais transformados em informações econômicas, similar ao trabalho realizado pelo Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam) da Universidade Federal do Sul e Sudeste d Pará (Unifesspa).
“É possível estimar, caso se possa acessar os dados dos registros fiscais transformados em informações econômicas, assim como é feito pelo Lacam. Neste caso, seria possível comparar a variação do setor de comércio, selecionando os produtos mais sensíveis ao BF, e ver o quanto foi a variação”, esclarece Giliad.
No entanto, ele ressalta a limitação dos dados, referentes aos anos de 2017 e 2018, e a esperança de obter informações mais atualizadas no próximo ano.
“Nos anos que temos dados (2017 e 2018), BF impactou em quase 22% os produtos eletrônicos e equipamentos de comunicação, enquanto produtos de vestuário e acessórios em quase 12%. Ou seja, é um efeito significativo”, afirma Giliad, dando uma visão detalhada do impacto específico nos diferentes setores do comércio local.
Quanto à preparação dos consumidores marabaenses para evitar possíveis “golpes”, Giliad oferece dicas valiosas. “O primeiro passo é evitar entrar em negociações com empresas que não têm histórico de vendas nesta época ou quando a diferença de preços é significativamente alta em relação a outras empresas que já têm tradição em aderir ao rebaixamento de preços da BF.”
COMÉRCIO LOCAL
Em entrevista com o gerente da Xing Ling, uma loja de variedades e acessórios em Marabá, fomos guiados pelos bastidores da preparação para a Black Friday. O gerente, de prenome Matheus, compartilhou os detalhes intricados de como estão se preparando para oferecer aos clientes uma experiência única e preços irresistíveis.
“A gente tá de início fazendo a reposição em massa daqueles produtos que têm uma maior girabilidade para que assim o cliente, quando vier até a loja, tenha esse produto disponível “, revela o administrador, destacando a importância de garantir que os clientes encontrem o que procuram.
Mas a estratégia de estabelecimentos vai além da reposição. É o caso da Farmácia Cristo Rei, uma das mais tradicionais e referência na Nova Marabá. “Estamos de fato baixando mesmo o valor dos nossos produtos. A gente está trabalhando de fato é a precificação, colocando a promoção de verdade”, enfatiza Marcelo, proprietário da Farmácia Cristo Rei.
Ele afirma buscar evitar a típica “propaganda ilusória”, assegurando que os descontos anunciados sejam reais e atrativos para os consumidores.
A Xing Ling e a Cristo Rei não são as únicas dispostas a oferecer descontos. Lojas de cosméticos como a Novo Tok, também pretende proporcionar um atendimento diferenciado. Mirelly Gomes, gerente da loja de cosméticos, destaca que a equipe está sendo preparada para oferecer um serviço humano e acolhedor.
“Hoje, você pode ir em qualquer loja, e eu garanto que são poucas que oferecem o atendimento de qualidade que a nossa equipe dispõe aos nossos clientes”, afirma Mirelly, ressaltando a importância de criar uma atmosfera onde o cliente se sinta em casa.
Outro estabelecimento que também está investindo pesado na divulgação, utilizando diversos meios de comunicação, é a Invest Atacado: “Estamos trabalhando bem pesado a nossa divulgação nos meios de comunicação, TV, rádio, carro de som”, revela a gerente Cleane Arantes. A estratégia inclui também a presença nas redes sociais, visando alcançar diferentes públicos e criar uma expectativa positiva para a Black Friday.
“Nós estamos preparando dessa maneira aí, baixando nossos preços mesmo de verdade. Inclusive, essa semana fizemos um esquenta de Black Friday, baixando mais ainda os preços”, revela a gerente, destacando a antecipação das ofertas para aguçar o interesse dos consumidores.
“Estamos repondo as mercadorias que têm uma maior saída, trazendo mais novidades, preparando cada vez mais nosso time para oferecer um atendimento excepcional”, conclui.
GRANDES REDES
Em outra entrevista, o departamento de marketing de um shopping de Marabá revelou os detalhes da participação no evento de descontos mais aguardado do ano.
A campanha incluirá todas as lojas, com exceção do setor de serviços e entretenimento. “Somente os setores de serviços e entretenimento que não entra, na campanha. O resto, todas as lojas estarão oferecendo grandes descontos para o dia”, informa Lourdinha, representante do shopping.
Essa abordagem abrangente visa envolver os consumidores em um verdadeiro festival de ofertas, proporcionando uma experiência de compras única. O estabelecimento, alinhado com a atmosfera de descontos da Black Friday, garante que todos os tipos de produtos e lojas participem dessa celebração de ofertas. (Thays Araujo)