Mais de 600 pessoas foram vistas deixando às pressas as instalações da Usina Hidrelétrica (UHE) de Tucuruí (PA) na segunda-feira (20). A cena que chamou a atenção e, que ao primeiro olhar denotaria ocorrência grave numa das principais geradoras de energia do País, era um Simulado de Evacuação de Emergência. A atividade preventiva é exigida pelas leis federais 12.334/10 e 14.066/20, que tratam da Política Nacional de Segurança de Barragens.
O próprio diretor-presidente da Eletrobras-Eletronorte, Antônio Pardauil participou da atividade e acionou, por volta das 15 horas, as sirenes do Plano de Ação de Emergência, diretamente do Centro de Operações da usina.
Na sequência todas as dependências foram esvaziadas e, em poucos minutos, os funcionários e colaboradores caminharam de forma organizada pela rampa de acesso à parte externa da usina. Seguiram por 3 km para um ponto de encontro instalado no Instituto Federal de Educação (IFPA).
Leia mais:Eles foram recebidos por agentes da defesa civil e voluntários. A coordenadora da Defesa Civil de Breu Branco Cleidiane Rodrigues Batista entregou ao presidente da Eletrobras Eletronorte o Plano de Contingência do município. O documento foi elaborado por diversas autoridades locais e prevê a atuação de cada um deles em uma eventual ocorrência de rompimento de barragem.
De hoje até domingo (21 a 26/11) o simulado será realizado com os moradores de Tucuruí e Breu Branco. Durante o simulado, os moradores ouvirão alertas sonoros de sirenes instalados em pontos estratégicos da cidade, duas vezes ao dia.
COLABORAÇÃO
Segundo a empresa, ao ouvir o alerta, os moradores devem agir como se estivessem vivendo uma situação real de emergência. Devem parar o que estão fazendo, reunir as pessoas próximas, principalmente, idosos, crianças e animais domésticos e seguir para as chamadas Rotas de Fuga. Placas de sinalização instaladas pela empresa ao longo do trajeto indicarão o caminho em direção aos Pontos de Encontro, locais seguros em que autoridades municipais aguardam a chegada da população.
Ao sair de casa, os moradores devem levar apenas documentos, objetos pessoais importantes que caibam em uma sacola e seus animais de estimação. (Da Redação, com Ascom Eletronorte)