A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta segunda-feira (8), a lista dos 87 filmes qualificados para concorrer a uma das cinco vagas na categoria Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2018, como repercutido pelo site The Wrap [HIPERLINK https://www.thewrap.com/roma-cold-war-lead-academys-list-of-tk-films-in-the-oscars-foreign-language-race/]. O Brasil aparece na lista com o filme “O Grande Circo Místico”, de Carlos Diegues.
O representante brasileiro mostra o universo de uma família circense, onde nasce um improvável romance entre um aristocrata e uma acrobata. Entre o elenco do filme estão Jesuíta Barbosa, Bruna Linzmeyer e Mariana Xiemenes, além dos esforços estrangeiros Vincent Cassel e Dawid Ogrodnik.
Confira o trailer:
Leia mais:A lista está menor em relação a do último ano, quando possuía 92 concorrentes. Quem levou a estatueta foi o chileno “Uma Mulher Fantástica”, de Daniela Vega. O filme também fez história como o primeiro estrelado por uma mulher transsexual a ser premiado pela academia.
O favorito deste ano também vem da América Latina: “Roma”, de Alfonso Cuarón (premiado como melhor diretor em 2014 por “Gravidade”), mostra a vida de uma família mexicana nos anos 70, quando o passava por um período de transformações políticas. O filme foi todo filmado em preto e branco, e será distribuído pela Netflix
O polonês “Cold War”, de Pawel Pawlikowski, também se mostra como forte candidato, considerando que o último filme do diretor, “Ida”, foi vencedor da categoria em 2015.
Confira a lista completa:
Afeganistão – Rona Azim’s Mother, de Jamshid Mahmoudi
África do Sul -Sew the Winter to My Skin, de Jahmil X.T. Qubeka
Alemanha – Never Look Away, de Florian Henckel von Donnersmarck
Argélia – Until the End of Time, de Yasmine Chouikh
Argentina – El Ángel, de Luis Ortega
Armênia – Spitak, de Alexander Kott
Austrália – Jirga, de Benjamin Gilmour
Aústria – The Waldheim Waltz, de Ruth Beckerman
Bangladesh – No Bed of Roses, de Mostofa Sarwar Farooki
Bielorrússia – Crystal Swan, de Darya Zhuk
Bélgica – Girl, de Lukas Dhont
Bolívia – The Goalkeeper, de Rodrigo “Gory” Patiño
Bósnia e Herzegovina – Never Leave Me, de Aida Begić
Brasil – O Grande Circo Místico, de Carlos Diegues
Bulgária – Omnipresent, de Ilian Djevelekov
Camboja – Graves without a Name, de Rithy Panh
Canadá – Family Ties, de Sophie Dupuis
Cazaquistão – Ayka, de Sergey Dvortsevoy
Cingapura – Buffalo Boys, de Mike Wiluan
Chile – …And Suddenly the Dawn, de Silvio Caiozzi
China – Hidden Man, de Jiang Wen
Colômbia – Birds of Passage, de Cristina Gallego e Ciro Guerra
Costa Rica – Medea, de Alexandra Latishev
Coreia do Sul – Burning, de Lee Chang-dong
Croácia – The Eighth Commissioner, de Ivan Salaj
República Checa – Winter Flies, de Olmo Omerzu
Dinamarca – The Guilty, de Gustav Möller
República Dominicana – Cocote, de Nelson Carlo De Los Santos Arias
Espanha – Champions, de Javier Fesser
Equador – A Son of Man, de Jamaicanoproblem
Egito – Yomeddine, de A.B. Shawky
Eslováquia – The Interpreter, de Martin Šulík
Eslovênia – Ivan, de Janez Burger
Estônia – Take It or Leave It, de Liina Trishkina-Vanhatalo
Finlândia – Euthanizer, de Teemu Nikki
Filipinas – Signal Rock, de Chito S. Roño
França – Memoir of War, de Emmanuel Finkiel
Geórgia – Namme, de Zaza Khalvashi
Grécia – Polyxeni, de Dora Masklavanou
Holanda -The Resistance Banker, de Joram Lürsen
Hong Kong – Operation Red Sea, de Dante Lam
Hungria – Sunset, de László Nemes
Iêmen – 10 Days before the Wedding, de Amr Gamal
Islândia – Woman at War, de Benedikt Erlingsson
Índia – Village Rockstars, de Rima Das
Indonésia – Marlina the Murderer in Four Acts, de Mouly Surya
Irã – No Date, No Signature, de Vahid Jalilvand
Iraque – The Journey, de Mohamed Jabarah Al-Daradji
Israel – The Cakemaker, de Ofir Raul Graizer
Itália – Dogman, de Matteo Garrone
Japão – Shoplifters, de Hirokazu Kore-eda
Kosovo – The Marriage, Blerta Zeqiri
Letônia – To Be Continued, de Ivars Seleckis
Lituânia – Wonderful Losers: A Different World, de Arunas Matelis
Líbano – Capernaum, de Nadine Labaki
Luxemburgo – Gutland, de Govinda Van Maele
Macedônia – Secret Ingredient, de Gjorce Stavreski
República do Malawi – The Road to Sunrise, de Shemu Joyah
México – Roma, de Alfonso Cuarón
Montenegro – Iskra, de Gojko Berkuljan
Marrocoos – Burnout, de Nour-Eddine Lakhmari
Nepal – Panchayat, de Shivam Adhikar
Nova Zelândia – Yellow Is Forbidden, de Pietra Brettkelly
Níger – The Wedding Ring, de Rahmatou Keïta
Noruega – What Will People Say, de Iram Haq
Paquistão – Cake, de Asim Abbasi
Palestina – Ghost Hunting, de Raed Andoni
Panamá – Ruben Blades Is Not My Name, de Abner Benaim
Paraguai – The Heiresses, de Marcelo Martinessi
Peru – Eternity, de Oscar Catacora
Polônia – Cold War, de Pawel Pawlikowski
Portugal – Pilgrimage, de João Botelho
Quênia – Supa Modo, de Likarion Wainaina
Reino Unido – I Am Not a Witch, de Rungano Nyoni
Romênia – I Do Not Care If We Go Down in History as Barbarians, de Radu Jude
Rússia – Sobibor, de Konstantin Khabensky
Sérvia – Offenders, de Dejan Zecevic
Suécia – Border, de Ali Abbasi
Suíça – Eldorado, de Markus Imhoof
Taiwan – The Great Buddha+, de Hsin-Yao Huang
Tailândia – Malila The Farewell Flower, de Anucha Boonyawatana
Tunísia – Beauty and the Dogs, de Kaouther Ben Hania
Turquia – The Wild Pear Tree, de Nuri Bilge Ceylan
Ucrânia – Donbass, de Sergei Loznitsa
Uruguai – Twelve-Year Night, de Álvaro Brechner
Venezuela – The Family, de Gustavo Rondón Córdova
Vietnã – The Tailor, de Buu Loc Tran e Kay Nguyen
(ORM)