Como adiantado pelo CORREIO em maio de 2023, os moradores da Folha 33 vão ganhar um túnel para cruzar a Transamazônica a pé. A escavação da obra – uma passagem de pedestres subterrânea entre as Folhas 32 e 33 – inicia nesta quinta-feira, 16, utilizando uma tecnologia não destrutiva. Ou seja, não será feita nenhuma interdição das pistas da BR-230.
“A escavação será feita toda manual, não utilizaremos equipamentos. O que chegaram foram as peças, os anéis que serão colocados. O pessoal vai trabalhar e com o avanço das escavações serão alocados esses anéis”, informou Fábio Moreira, secretário municipal de Obras de Marabá, ressaltando que a estimativa da empresa responsável pela obra é de 45 dias corridos. Ou seja, a previsão é que no início de janeiro de 2024 os moradores já possam utilizar o túnel.
Fábio explica que o canteiro de obras já foi montado, assim como toda a demarcação e topografia, e que cerca de dez trabalhadores estarão envolvidos diretamente na escavação do túnel.
De acordo com o secretário, a ideia é que as pessoas – principalmente as crianças que vão para as escolas de outros bairros – possam atravessar com mais segurança a rodovia.
A obra, estimada em mais de R$ 2,5 milhões, foi dividida em três fases, drenagem da marginal da Folha 33, drenagem da marginal da Folha 32 e escavação do túnel. As duas primeiras já foram concluídas, inclusive com uma nova rua que dá acesso à Folha 32, facilitando o acesso de estudantes das escolas O Pequeno Príncipe e Duque de Caxias, por exemplo. (Ana Mangas)