Correio de Carajás

Micro-ônibus chega a Marabá como palco da arte itinerante

A iniciativa funciona como uma espécie de ateliê, oficina, galeria de arte e feira de ciência sob rodas

Imagine um micro-ônibus que não é apenas um veículo, mas um ateliê, uma oficina, uma galeria de arte, um museu de engenhocas e uma feira de ciências itinerante, tudo reunido em um só lugar sobre rodas. Essa incrível iniciativa é o Hacklab Volante, que chega a Marabá nesta sexta-feira (10) e sábado (11), é patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Os marabaenses terão a oportunidade de explorar gratuitamente esse universo único, interagindo com um acervo fascinante de arte multimídia e gambiarras engenhosas. Hoje, o “busão” estará estacionado na Praça dos Sonhos, aberto à visitação das 14h às 20h. Já no sábado (11), a diversão segue na Praça São Félix de Valois, na Velha Marabá, das 16h às 22h.

Os visitantes serão guiados por monitores especializados, que apresentarão de maneira dinâmica os conceitos científicos e artísticos por trás das obras expostas. Cada visita tem duração aproximada de 10 minutos e acontece em grupos de 6 a 8 pessoas. Entre as quase 20 obras expostas, destacam-se criações de nove artistas renomados, incluindo o visionário Fred Paulino, artista visual, curador e mente criativa por trás desse projeto empolgante.

Leia mais:

Além de proporcionar uma experiência única com as obras de arte, o Hacklab Volante traz consigo conteúdos educativos, experimentos eletrônicos, incentivo ao uso de fontes de energia sustentável e demonstrações práticas de funcionamento de materiais eletroeletrônicos, bem como o manejo de ferramentas.

Não bastasse toda a inovação sobre rodas, o projeto também inclui os “Businhos”, oficinas de iniciação à eletrônica e ao design de produtos. Essas oficinas, que ocorrerão na Estação Conhecimento Marabá, estimulam a criatividade e o espírito inventivo dos participantes. A proposta inclui a construção e customização de adereços em formato de ônibus, equipados com LED’s pisca-pisca e componentes eletrônicos, garantindo uma imersão total no universo da tecnologia.

E não para por aí! O destino final desta edição do Hacklab Volante no Pará é a capital Belém, com paradas estratégicas em Icoaraci, Usina da Paz Icuí – Guajará, Complexo Ver-o-Rio, Praça da República e Mosqueiro, entre os dias 13 e 24 de novembro. O tour teve início em Minas Gerais, atravessou o Maranhão e, finalmente, chegou às terras paraenses, passando por Tucumã, Canaã dos Carajás e Parauapebas. (Thays Araujo)