Buscando impulsionar a economia local e fortalecer a agricultura familiar, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER-Pará) e a Prefeitura Municipal de Brejo Grande do Araguaia celebraram nesta quinta-feira (9), com um café da manhã, a inauguração da tão aguardada Feira de Agricultores/as do Assentamento Canaã. O evento ocorreu logo nas primeiras horas do dia, na Rodovia Transamazônica, km 120, no Posto Fiscal da Vila Jarbas Passarinho.
Autoridades locais e lideranças comunitárias participaram da inauguração, como o prefeito Jesualdo Nunes Gomes; o coordenador local da EMATER-Pará, Abraão da Gama Lima; o supervisor regional adjunto da EMATER, Mauro Salgado; e o engenheiro florestal Fernando Araújo, supervisor da Emater Regional Marabá.
A feira, composta inicialmente por 20 participantes cadastrados, é um empreendimento que promete movimentar as quintas-feiras em Brejo Grande do Araguaia. A comercialização se estenderá ao longo do dia, oferecendo uma diversidade de produtos da agricultura familiar.
Leia mais:Entre os itens disponíveis, destacam-se animais vivos e abatidos, como galinhas caipiras, pato, suíno, bovino e peixes. Além disso, cereais como feijão, amendoim e milho, frutas naturais e beneficiadas como acerola, goiaba, cupuaçu, manga, bacaba, açaí, graviola, cajá e caju, verduras como cheiro verde, alface, pepino, quiabo, maxixe, cebola, tomate e pimentas, bem como macaxeira, farinha e outros derivados da mandioca, incluindo tapioca, tucupi e puba.
O Assentamento Canaã, originado do Projeto Casulo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e, posteriormente, sob domínio da prefeitura, é uma área com mais de duas décadas de ocupação e produção. Com propriedades variando de meio a quatro hectares, a Prefeitura e a Câmara Municipal recentemente se comprometeram com a regularização fundiária, garantindo documentação aos agricultores.
Uma das protagonistas dessa jornada é Joveline Marques Ramos, conhecida como Jô, uma agricultora familiar de 39 anos. Ela e sua família deixaram Goiânia, em Goiás, há quase dois anos em busca de uma vida no campo.
Jô foi a idealizadora da Feira da Agricultura Familiar e buscou o apoio da EMATER para tornar esse sonho realidade, compartilhando sua ansiedade em preparar os produtos para venda: “Já estou ansiosa arrancando macaxeira, tirando pimentas e pegando os tambaquis para vender na nossa feira”.
Abraão da Gama Lima, médico veterinário e coordenador da EMATER em Brejo Grande do Araguaia, destacou os serviços prestados, incluindo um curso sobre piscicultura em agosto de 2023: “O curso foi excelente e desde então temos prestados outros serviços de assessoria, como compras públicas, regularização ambiental e acesso ao crédito rural”, pontuou.
Fernando Araújo enfatizou que o Assentamento Canaã é um exemplo do compromisso com a ATER Continuada. Ele expressou a intenção de oferecer assessoria contínua por um ano ou mais, cobrindo desde o contato inicial até visitas, diagnósticos, capacitações e acesso a políticas públicas e crédito rural.
Na consolidação da feira, a Prefeitura continuará dando apoio, enquanto a EMATER dará suporte e assessoria. Além disso, o Sebrae contribuirá com um curso ministrado pela analista técnica de agronegócio, Malu Maia, abordando custo de produção, margens de lucro, mercado e atendimento, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento sustentável dos empreendedores locais.