Correio de Carajás

No Pará, 29% dos inscritos no Enem faltaram

Alta taxa de ausência no estado representa mais de 66 mil candidatos

Portão 3, da UFPA, na avenida Perimetral, na Terra Firme (Cristino Martins/Oliberal)

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizaram uma coletiva de imprensa, na noite deste domingo, 05/11, para apresentar o balanço da realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Durante o evento, o Ministério revelou que 29% dos inscritos no estado do Pará faltaram à prova no primeiro dia de aplicação. Levando em consideração os 229.180 inscritos, a porcentagem é equivalente a 66.462 candidatos.

Durante a coletiva de imprensa, o ministro da Educação, acompanhado pelo presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou também que nacionalmente, o número de faltosos representou 28,1% do total de inscritos. Além disso, segundo os dados apresentados, 4.293 candidatos foram eliminados em todo o Brasil por descumprirem alguma regra do certame.

Comparando com o ano anterior, o Pará teve um aumento de 14,68% nas inscrições para o Enem em comparação com a edição de 2022, quando foram registrados 199.843 inscritos. A capital do estado, Belém, conta com 63.319 inscritos.

Leia mais:

(O Liberal)