Correio de Carajás

Instituto Miguel Chamon encerra ação em Marabá entregando mais de 1.600 óculos na Liberdade

Chamonzinho relembrou que há exatamente um ano estava no mesmo local lançando sua candidatura a deputado estadual

Ao receber os óculos das mãos do deputado Chamonzinho e do pai, João Chamon Neto, Tauany Emanuelle disse que foi um presente - Foto: Evangelista Rocha

A manhã de sábado, 4, foi de festa para a população do Bairro Liberdade e adjacências. Finalizando as entregas do Instituto Miguel Chamon em Marabá, hoje o deputado estadual Chamonzinho realizou a entrega de mais de 1.600 óculos para a população.

Relembrando que há exatamente um ano, nesse mesmo local, estava na Avenida Gaviões lançando sua candidatura para deputado estadual. “Foi a festa mais bonita da minha história política. E vocês, aqui desse bairro, dessa região, proporcionaram isso pra mim. Por conta das alegrias que me deram, digo que é uma satisfação estar aqui hoje, ajudando e beneficiando milhares de pessoas com as ações do Instituto Miguel Chamon”, disse o deputado.

Chamonzinho agradeceu, como de costume, primeiramente a Deus pela oportunidade de poder contribuir com a melhoria de vida das pessoas através das ações sociais do IMC.

Leia mais:
Chamonzinho agradeceu a Deus a oportunidade e relembrou que há um ano estava no mesmo lugar lançando a campanha para deputado estudal – Foto: Evangelista Rocha

Somente em Marabá, o Instituto ficou por 42 dias em diversos bairros, tanto na zona urbana como na zona rural. “Fico muito feliz de poder levar esse benefício porque sei o tanto que os atendimentos do Instituto foram importantes. Teve gente que dormiu na fila para receber uma senha, teve gente que levou sua cadeirinha para guardar lugar. Gente essa, que não consegue atendimento num posto de saúde. O Instituto Miguel Chamon é pra isso, para ajudar quem mais precisa. Para cuidar das pessoas. E as coisas são feitas com qualidade, porque eu sempre digo, se posso fazer, vou fazer bem feito. Vou dar o que é bom para quem precisa. Não adianta acharem que porque a pessoa é humilde que ela não gosta do que é bom. Ela gosta do que é bom sim. As vezes só não tem o dinheiro para comprar. Então, quando a gente vai ajudar alguém, ajude com o que é bom. E é isso que nós temos feito ao longo da nossa trajetória política”, disse Chamonzinho, ressaltando que o IMC vai continuar cuidando das pessoas.

Por falar em cuidado, Oziel Pereira Silva admite que sentiu todo esse cuidado durante os atendimentos do Instituto. Cadeirante, ele precisou amputar as duas pernas por conta de uma trombose e, mesmo com todas as dificuldades de locomoção, fez questão de ir até lá consultar e receber seus tão sonhados óculos.

O cadeirante Oziel Pereira agradeceu a oportunidade de poder receber óculos novos – Foto: Evangelista Rocha

“Eu vim do Bairro da Independência, sozinho mesmo, empurrando minha cadeira. Estava precisando dos óculos e não perdi essa oportunidade. Essa ação ajuda muito quem precisa. Agradeço muito o deputado Chamonzinho e todo mundo que trabalha com ele. Foi muito bom ter participado. Agora de óculos vou conseguir ler e ficar no celular”, disse sorrindo, comemorando o presente.

“Chamonzinho, teu pai tem muito orgulho de você”, disse João Chamon Neto ao filho

Bastante emocionado por voltar ao Bairro Liberdade, João Chamon Neto, secretário regional de Governo, relembrou as lutas que enfrentou em favor de benefícios para a localidade.

João Chamon Neto disse sentir muito orgulho do filho Chamonzinho – Foto: Evangelista Rocha

Contudo, preferiu utilizar suas palavras para demonstrar todo seu orgulho de ver o filho realizando ações em benefício do povo. “A minha vida pública sempre foi falando de política. Mas, hoje quero falar como pai. Quero dizer da minha alegria e emoção de estar participando das ações do Chamonzinho, que sempre está trabalhando para as pessoas e para os menos favorecidos. Como pai ficou muito orgulhoso de estar aqui presenciando mais essa ação fantástica. Quero dizer à vocês que um futuro muito brilhante nos espera. Marabá precisa muito olhar para frente. Chamonzinho, teu pai tem muito orgulho de você”, disse João Chamon Neto.

“Foi um grande presente”
Os nove anos de Tauany Emanuelle foram completados no último dia 14 de outubro, mas o presente, ela diz que recebeu agora: os óculos. “Agradeço muito o Chamonzinho, porque o meu presente foram os óculos. Estava precisando muito e isso me ajudou.

Estava muito ruim na escola para enxergar no quadro. Quando eu sentava lá atrás não enxergava nada e tinha que sentar na frente. Agora, estou enxergando tudo e posso sentar lá atrás”, disse a pequena estudante.
Apoio dos vereadores
Acompanhando o deputado Chamonzinho em todas as ações do Instituto Miguel Chamon em Marabá, os vereadores, coronel Araújo, Márcio do São Félix, Cristina Mutran e Pedro Corrêa, participaram da última entrega na cidade.

Para coronel Araújo, os mais de 40 dias de atendimento do IMC em Marabá fizeram uma grande diferença na vida da população. “Não deveria ser assim, mas infelizmente o nosso município ainda é muito carente em relação à saúde. Com o Instituto, além da consulta de vista as pessoas ainda recebem os óculos. Agradecemos o Chamonzinho, que há vários anos leva o Instituto Miguel Chamon para vários municípios do Estado do Pará. Obrigado Chamonzinho por ter essa sensibilidade. Marabá espera por você”.
Márcio do São Félix enfatizou o olhar de cuidado que o deputado tem com a população. Acompanhado do pai, o vereador elogiou o trabalho realizado pelo deputado estadual mais votado do Pará. “Começamos a ver sinais novos para nossa cidade. Sinais de cuidado com as pessoas. E isso que me encantou no Chamonzinho. Vivemos um prenúncio de que Marabá viverá um novo momento”, disse.

Apelidada como a “vereadora carismática”, Cristina Mutran, ressaltou que esse momento, de entrega dos óculos, é o ponto culminante das ações do IMC que tem como objetivo realizar um trabalho social de excelência.
“O Instituto tem essa característica, de olhar para o ser humano e fazer o melhor. Precisamos reconhecer que o nosso município está deficiente no quesito saúde. Todo mundo que está aqui, teve acesso a consultas e exames e agora irão receber os óculos. Chamonzinho, reconheço seu trabalho, por isso você foi o deputado mais votado”, elogiou Cristina, sendo aplaudida pelos presentes.

Para Pedro Correia, o Pedrinho, o trabalho do Instituto pode ser definido como ‘amor ao próximo’, sendo esse o principal ingrediente que move o projeto. “Uma ação social, nada mais é do que dar um pouco aquelas pessoas que muitas vezes não têm nada. E é isso que o Instituto faz. Por isso, quero parabenizar o deputado, porque sei que há muitas pessoas que não têm condições de ter óculos”.

As ações do Instituto Miguel Chamon seguem em vários municípios do Estado do Pará, levando atendimento de qualidade e excelência para quem mais precisa.
(Ana Mangas)