A proibição da pesca nos rios de Marabá começa a valer a partir da próxima quarta-feira, 1. A piracema, como é conhecido o período de reprodução dos peixes, segue até o dia 29 de fevereiro de 2024.
Nesse momento, fica impedido também o emprego e o transporte em embarcações de aparelhos, apetrechos e artefatos, como malhadeiras e tarrafas menores que 50 milímetros.
Todo material de pesca de uso não permitido que for apreendido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá durante as fiscalizações serão incinerados. Além disso, a Semma poderá montar barreiras de fiscalização nas estradas e rodovias, revistar viaturas, lacradas ou não, embarcações, barracas de pescadores, frigoríficos e depósitos.
Leia mais:Todos os produtos perecíveis apreendidos serão avaliados e doados às instituições científicas, hospitalares, penais, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Lar São Vicente.
Pescadores da Z-30
Procurado pelo CORREIO, Edvaldo Ribeiro da Cruz, o Picolé, atual presidente da Colônia de Pescadores Z-30 em Marabá, afirma que dos mais de 600 pescadores do município, o número de trabalhadores que está apto para receber o seguro defeso não chega a 200.
“Só recebe quem estiver atualizado e em dias com o INSS. E esse ano, tivemos uma reunião com o representante do órgão que garantiu que o seguro sairia mais rápido. Então, provavelmente em trinta dias já vamos receber a primeira parcela”, diz Picolé, se referindo as quatro parcelas que recebem durante o período do defeso, quando ficam impedidos de pescar em razão da necessidade da preservação das espécies.
Sobre o estoque do pescado, ele conta que até terça-feira, 31, os peixes estão chegando e, só então, eles terão uma noção exata de todo o estoque na Colônia.
Piracema
A piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo, sendo uma importante estratégia reprodutiva.
A palavra piracema vem do tupi e significa “subida do peixe”. Esse processo, recebe esse nome porque todos os anos, algumas espécies de peixes nadam rio acima em busca de locais adequados para reprodução e alimentação.
A piracema garante que o peixe complete seu ciclo de vida e dê continuidade à sua espécie.
Quando esse fenômeno é interrompido de alguma forma, a reprodução é prejudicada, pois a interrupção interfere no desenvolvimento das gônadas, na maturação dos gametas e na desova.
A piracema ocorre em períodos chuvosos e, como o Brasil é um país de grandes proporções, não ocorre no mesmo período em todo o seu território. No período da piracema, a pesca deve obedecer normativas de cada região. (Ana Mangas)