Uma operação conjunta dos órgãos do Sistema de Segurança Estadual, municipal e federal, intensificou as ações de prevenção à criminalidade em Marabá, sede da 10ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) na última sexta-feira e sábado, 27 e 28. O principal objetivo foi a fiscalização em bares, restaurantes e casas noturnas da cidade, além da segurança viária e proteção à criança e ao adolescente.
A ação conjunta resultou em dois flagrantes por alcoolemia, um flagrante por porte ilegal de arma de fogo, 34 veículos apreendidos, 90 autuações por infrações de trânsito, 14 autuações contra estabelecimentos comerciais com irregularidades e 26 notificações também para estabelecimentos comerciais.
A operação foi integrada por 96 agentes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito, a operação contou ainda com ação da Polícia Rodoviária Federal, Serviço de Atendimento Móvel (Samu), e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Foram empregados, ainda, 24 viaturas, 1 ambulância, 6 motocicletas e 7 guinchos.
Leia mais:O desenvolvimento das atividades contou com a montagem de barreiras em pontos diversos e estratégicos da cidade, observando possíveis rotas de fuga e com o apoio de policiais em motocicletas para ações rápidas, além de observar condutores que dirigiam sob efeito de álcool. Equipes do Corpo de Bombeiros e Samu, garantiram apoio para prevenir ocorrências de maior gravidade em qualquer ponto da operação.
O principal foco da operação foram os bares, boates e outros estabelecimentos comerciais que foram alvo de fiscalização, a fim de, se verificar a regularidade quanto à documentação que deve ser previamente emitida pelos órgãos públicos. As situações de poluição sonora foram também observadas pela Semma, a partir do código de postura do município.
A Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA) atuou com fiscalização nos estabelecimentos em relação à presença de menores, também no que diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas.
Além disso, questões de segurança dos frequentadores foram observados tanto em relação a itens essenciais, tais como saídas de emergência, rotas de fuga, como outras medidas preventivas que ficaram de responsabilidade do Corpo de Bombeiros.
O titular da Secretaria de Segurança Pública, Ualame Machado, ressalta a importância de ações rotineiras como esta para prevenção e proteção da sociedade paraense. “O Sistema de Segurança Pública tem atuado integrado em todas as regiões de integração do nosso Estado, coibindo a prática criminosa com atividades preventivas, ou seja, antes que o fato criminoso possa acontecer. Isso dá mais segurança para a população e mostra o comprometimento dos nossos agentes”, afirmou.
(Agência Pará)