Correio de Carajás

Chamonzinho apresenta Moção pela criação de “Hospital Regional da Saúde da Mulher” em Marabá

Deputado estadual Chamonzinho defende Hospital Regional da Saúde da Mulher /Foto: Alepa/Divulgação

Ciente de que as questões relacionadas à saúde são uma urgência para a população de Marabá, o deputado estadual Chamonzinho (MDB) quer, agora, a criação de um “Hospital Regional da Saúde da Mulher” a ser sediado nesta cidade. Para tanto, ele apresentou a moção nº 1249/2023, na quarta-feira (26), no plenário da Assembleia Legislativa, já acolhida pela Mesa Diretora. Além disso, como relator do projeto do Plano Plurianual (PPA) do governo do Pará na Alepa, Chamonzinho também já garantiu este tema naquele documento que norteia as prioridades de investimento do Estado, por meio de uma emenda ao projeto.

Na defesa de sua ideia, Chamonzinho destacou e elogiou o fato do Governo do Estado estar construindo um “Hospital Público da Mulher” em Belém, que alcançará toda a Região Metropolitana da Capital, obra que trata de garantir uma política voltada exclusivamente para o público feminino, com assistência não só à saúde, mas também social.

Neste bojo, defendeu que o sudeste do Pará também elevaria o seu nível de serviços de saúde com um equipamento público desse nível e que a nossa população anseia por esse investimento.

Leia mais:

“Essa importante iniciativa, porém, deve ser expandida a outras regiões do Estado, que ainda padecem de atendimento especializado na atenção à saúde da mulher, por falta de unidades de referência nessa área. Nesse sentido, a implantação de um ‘Hospital Regional da Saúde da Mulher’ em Marabá, apresenta-se como uma necessidade imperiosa, que ofereça atendimento médico gratuito às mulheres, possibilitando o acesso a consultas e exames essenciais para prevenir doenças graves.”, disse o deputado em plenário.

Chamonzinho, ainda em sua Moção, pede que o “Hospital Regional da Saúde da Mulher de Marabá” seja uma unidade de excelência e referência para a região sudeste do Estado, com disponibilidade de leitos operacionais de urgência e emergência, com atendimento de alta complexidade, e leitos de UTI, além de oferta de cuidados especializados em ginecologia em geral, mastologia, infectologia, endocrinologia, uroginecologia, reumatologia e dermatologia, dentre outras especialidades.

No PPA

Profundo conhecedor de como funcionam os tramites para investimentos do poder público estadual, até por ser o atual presidente da Comissão de Fiscalização, Finanças e Orçamento da Alepa, Chamonzinho não apenas está dando a ideia do novo hospital, como já está garantindo a importância deste tema na pauta do Estado.

Ele fez isso na condição de atual relator do projeto do Plano Plurianual (PPA) do governo do Pará, apresentando emenda neste sentido. É este documento que norteia as prioridades de investimento do Estado para os próximos anos. (Da Redação)