Por meio do Instituto Esperança e Vida, o Grupo Correio realizou em sua sede, nesta quarta-feira (25), uma palestra informativa e conscientizadora aos colaboradores sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O momento foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
À reportagem, a presidente da organização sem fins lucrativos, Aparecida Ferreira, ressalta a relevância desses esforços: “Para nós, é grandioso porque a gente sabe da importância da prevenção. Sempre que nós vamos levar esse assunto a gente fala ‘não se assusta’, porque às vezes as pessoas ficam assustadas, com medo, né?”.
Ela afirma que a intenção é despertar as mulheres e os homens para terem esse cuidado consigo, porque quem se cuida, ama.
Leia mais:Vale ressaltar que a sede do Instituto, localizada na Rua Cinco de Abril, no Núcleo Marabá Pioneira, funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Poucos sabem, mas como já informado anteriormente por este portal, o local dispõe de um bazar que auxilia nos custos dos pacientes oncológicos ajudados pela ONG. “Quem quiser nos procurar, estamos à disposição para qualquer tipo de atendimento. E quem quiser nos doar roupa, calçado, ou o que tiver em casa, tudo é bem-vindo”, explica Aparecida.
O instituto não apenas promove a conscientização sobre o câncer, mas também oferece apoio psicológico, nutrólogo e jurídico às pessoas que já estão em tratamento. Raimunda da Silva Neves, ex-paciente oncológica beneficiada, compartilhou sua experiência com os colaboradores da empresa: “Eu já era uma pessoa muito alegre e feliz, mas depois que me curei e estou viva, tenho mais razão para ser feliz e viver todos os dias como se fossem o último”.
Rai, como é conhecida, relata a necessidade do tratamento, por mais difícil que seja. Ela também reconhece a existência de muitos tabus em relação à doença devido ao horror que cerca o diagnóstico, mas reafirma a importância da coragem nesses momentos.
Danielle Lima, do departamento de Recursos Humanos do Grupo Correio, destacou a importância de trazer palestras de conscientização para os colaboradores: “Em decorrência do mês, decidimos promover esse momento e foi muito gratificante. Ela passou informações sobre cuidar da saúde, fazer exames e observar nosso corpo”.
A colaboradora aproveitou para fazer um agradecimento ao Instituto Esperança e Vida, que disponibiliza um trabalho voluntário cuidando de pessoas diagnosticadas com câncer. Danielle entende que, para além dos funcionários, o conhecimento será replicado para os pais, familiares e amigos. (Thays Araujo)