A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional de Fisioterapia e Terapeuta Ocupacional, atendendo proposição do deputado Iran Lima (MDB), líder do governo na Casa de leis do Pará.
Participaram da sessão solene, o deputado estadual Iran Lima; a presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12° região, Dra. Elineth Valente; o vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Dr. Eden Ferreira; a diretora-secretária do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Dra. Clévia Dantas de Matos; a coordenadora da Pessoa com Deficiência da Sespa, Iraci Tupinambás; a representante da Associação Brasileira Cardiovascular e Fisioterapia e Terapia Intensa, Dra. Laura Neves; o representante da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher, Dra. Lilian Mascarenhas; o representante da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais, Dr. Victor Corrêa e o representante da Associação de Fisioterapia Esportiva, Dr. Michel Santos.
O deputado Iran Lima aproveitou para parabenizar a data que foi comemorado o Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, celebrado no último dia 13 de outubro, e frisou a relevância de atuação destes profissionais para a saúde da população do Estado do Pará.
Leia mais:“A sessão de hoje realizada aqui na Alepa foi um sucesso, e aproveito para falar que foi aprovada por unanimidade pelos pares e com o apoio total do nosso presidente Chicão, foi fundamental para homenagearmos a atuação destes profissionais, em especial o papel que traçaram durante a pandemia de covid-19. Ficam aqui nossos registros de felicitações em nome de todos os parlamentares e dizer que esta casa está sempre apostos para os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, para que possamos traçar políticas públicas que viabilize a vida de toda a população do Pará”, disse o líder do governo, deputado Iran Lima.
A presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12° região, Dra. Elineth Valente, frisou que este é um momento histórico, pois é a primeira vez que os profissionais recebem este tipo de homenagem durante sessão solene, e aproveitou para agradecer a homenagem prestada.
“Primeiramente, gostaria de agradecer aos deputados Chicão e Iran Lima pela homenagem e afirmar que hoje foi uma data histórica, pois é a primeira vez que nós os profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional recebemos este tipo de felicitações, em sessão solene na Casa de leis do Pará, e claro, foi um momento de troca, pois além da homenagem, pudemos trazer e discutir pautas que não são apenas de interesse dos profissionais, mas claro, de toda a sociedade paraense”, disse Dra. Elineth.
O representante da Associação de Fisioterapia Esportiva, Dr. Michel Santos, destacou que a sociedade tem visto esta área de atuação com outros olhares, não indo em busca de ajuda dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais apenas quando é diagnosticada uma doença, mas sim como mecanismo de tratamento preventivo e de fortalecimento muscular.
“Posso dizer que hoje estamos quebrando barreiras na forma como enxergamos o ofício destes profissionais. Antes procurávamos ajuda apenas quando nos machucávamos, ou quando surgia algum desconforto/dor, e hoje nosso espaço na sociedade tem aprimorado, com o seguinte tripé na área da saúde, não apenas focando na reabilitação, mas também na prevenção de doenças e lesões, como também na promoção de saúde”, destacou o fisioterapeuta.
A estudante do curso de Terapia Ocupacional (T.O) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Letícia Melo, de 20 anos, lembrou que a sua curiosidade pelo curso surgiu durante sua infância, quando precisou ser internada por um mês e necessitou da ajuda dos profissionais da área de T.O e Fisioterapia.
“Durante minha infância precisei me internar no hospital público da minha cidade natal, Vigia de Nazaré, e necessitei da ajuda dos profissionais da Terapia Ocupacional, durante meu tratamento. A partir dali eu confesso que me sentir tocada e comecei a me interessar pela área e disse para mim mesma que essa seria a profissão que queria para a minha vida, tendo a oportunidade em me especializar poder ajudar as pessoas, lembrando sempre da mesma forma que fui ajudada ainda criança e tão bem tratada” expressou a estudante emocionada.
No final da cerimônia solene, foram entregues diplomas aos convidados presentes, em alusão ao Dia do Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Profissão
O fisioterapeuta possui uma atuação que vai além da reabilitação após acidentes e traumas, sendo essencial na prevenção de lesões graves e na promoção da saúde. Entre os importantes papeis desempenhados por esse profissional, podemos citara terapia realizada com pacientes com problemas respiratórios e pessoas que passam grandes períodos internadas em hospitais, como em UTIs, bem como a melhoria da qualidade de vida de idosos, com ações que melhorem problemas musculares e de coluna.
Por sua vez a Terapia Ocupacional é uma área relacionada com o estudo, prevenção e tratamento de problemas físicos, mentais, emocionais e sociais que dificultam a realização das atividades diárias de um paciente. Durante o tratamento, o profissional deve buscar meios para que a pessoa, aos poucos, consiga realizar essas tarefas, garantindo assim seu bem-estar e independência.
Data
No dia 13 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. Essa data foi escolhida por representar o dia da criação dessas profissões e era comemorada anualmente pela categoria, apesar de não ser reconhecida por lei. Em janeiro de 2015, no entanto, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 13.084, que estabeleceu oficialmente a celebração da data em todo território nacional. (AID Comunicação Alepa)
[Informe Institucional]