Ainda sob efeitos das eleições que aconteceram no domingo, 7, na Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) os vereadores polarizaram os debates da sessão desta terça-feira, 9, sobre os resultados das urnas. Alguns vereadores parabenizaram o ex-prefeito de Curionópolis, Wenderson Chamon, o Chamonzinho (MDB), pela eleição e com votação expressiva.
Na pauta da sessão, apenas sete indicações foram apresentadas, todas aprovadas. Uma das indicações foi a de nº 306/2018, de autoria da vereadora Eliene Soares (MDB), propondo ao Poder Executivo que sancione projeto de lei que estenda direito de horário especial ao servidor público municipal deficiente ou que tenha cônjuge, filho ou dependente com deficiência de qualquer natureza.
Segundo a vereadora, a indicação, que atende a um pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), subsede Parauapebas, é baseada na Lei 13.370/2016, que alterou o parágrafo 3° do art. 98 da Lei n° 8.112/90. A referida lei federal determina que o servidor que tenha cônjuge, filho ou dependente com deficiência possui direito a horário especial, sem necessidade de fazer compensação e sem redução de seus vencimentos.
Leia mais:Para Eliene, a lei é de extrema importância na vida dos servidores municipais, trazendo mais solidariedade, dignidade e justiça social. Mas o que marcou a sessão foi o resultado das eleições.
Os vereadores comentaram o resultado das eleições para governo do Estado, com a disputa da vaga indo a segundo turno entre Helder Barbalho (MDB) e Márcio Miranda (DEM), e presidente da República, este último com a polarização de duas candidaturas com apoio e grande rejeição da população, que é Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).
Alguns vereadores se declaram favoráveis a Jair Bolsonaro. Os simpáticos a Fernando Haddad, do PT, dizem esperar que independente do resultado, prevaleça à democracia e que o País volte a ter união, já que o ódio foi disseminado, pelas duas candidaturas, dividindo o Brasil.
Os vereadores também comentaram o resultado das eleições em Parauapebas e na região. Eles lamentaram que a cidade não tenha feito nenhum deputado e que a região também não tenha eleito nenhum deputado federal.
Os vereadores Zacarias Marques (PSDB) e Eliene Soares parabenizaram Chamonzinho, pela eleição, sendo o quinto mais votado do Estado, com 63.722 votos. Com base eleitoral também em Parauapebas, ele será o único representante da região de Carajás na Assembleia Legislativa.
Segundo Zacarias Marques, Chamonzinho desponta com uma das grandes lideranças regionais e tem tudo para ser um grande líder político estadual. Ele lamentou que nenhum dos colegas de parlamento tenha sido eleito, mas ressalta que Parauapebas, assim como outras cidades da região, tem uma grande pulverização de votos, devido sua população vir de várias partes do Estado. (Tina Santos)