O Ministério Público do Estado do Pará, através da 12ª Promotoria de Justiça Agrária de Marabá, se reuniu com agricultores familiares da comunidade de Santa Cruz dos Martírios, localizada na zona rural de São Geraldo do Araguaia.
O encontro aconteceu na última quarta-feira, 18, no pátio da Escola Municipal Pedro Gomes da Silva e contou com a presença da equipe técnica do projeto Territórios Sustentáveis, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca (Sedap), além de representantes da comunidade.
Durante a reunião, os agricultores familiares falaram sobre as dificuldades em relação ao plantio, principalmente no período do verão, quando enfrentam desafios diante á irrigação das plantações, bem como o escoamento da produção.
Leia mais:No entanto, mesmo com os diversos desafios enfrentados, os agricultores ressaltaram que alguns fornecem alimentos para a merenda escolar do município, demonstrando sua força perante à produção rural do município.
“Devido à escassez de água nas áreas produtivas, especialmente durante o verão, sugerimos a criação de represas em áreas com nascentes de água”, disseram.
O representante da Sedap e coordenador do Programa Território Sustentável, Victor Tiago da Silva Catuxo, destacou a parceria com a empresa Natura para possíveis parcerias comerciais de insumos naturais.
A reunião, contou com a presença da promotora Alexssandra Muniz Mardegan, que enfatizou o comprometimento do órgão ministerial na busca de soluções para as necessidades dos agricultores, assim como a promoção do desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da comunidade.
(Ana Mangas, com informações de ASCOM/MPPA)