Em um momento de imersão nos bastidores de três grandes veículos de comunicação marabaenses, os alunos da Escola Oneide Tavares e do Educacional Ética visitaram nos dias 17 e 18, as redações do Correio de Carajás e da TV Correio e, também, o estúdio da Rádio Correio FM.
O passeio despertou curiosidade nos jovens, que receberam informações e explicações do experiente jornalista Chagas Filho.
Para os estudantes da Escola Oneide Tavares, a visita à sede do Grupo Correio foi proporcionada pelo Programa de Residência Pedagógica, do curso de Letras Português da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
Leia mais:Entre as ações desenvolvidas, os graduandos trabalham a leitura e escrita de crônicas, através da leitura de manchetes de jornal. Foi Ulisses Pompeu, jornalista e cronista de longa data, que deu uma palestra sobre este tipo textual para os pequenos marabaenses.
Por aqui, eles conheceram os pormenores do estúdio da TV Correio e sua rotina diária. Também foram apresentados à redação do jornal e portal Correio de Carajás, sendo inseridos nos detalhes que perpassam o antes e depois da publicação de uma notícia.
No estúdio da Correio FM, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pedacinho da estrutura que leva, todos os dias, informação e música através de ondas sonoras.
A visita aos bastidores do Correio e demais veículos de comunicação é uma outra parte do Programa de Residência e durante ela, os alunos do ensino fundamental foram acompanhados daqueles que já estão na graduação.
É o caso de Daniela de Oliveira Almeida, 22 anos. Ela é da turma de 2018 e, atualmente, está na reta final do curso. A estudante avalia a importância da visita. “Foi bastante relevante para eles conhecerem o jornal, saber como tudo funciona. Tanto a palestra ministrada por Ulisses, quanto a imersão no ambiente jornalístico do CORREIO, são agentes motivadores e inspiradores para os adolescentes”, pontua Daniela.
Responsável por intermediar a visita, o Programa de Residência Pedagógica da Unifesspa é liderado pela professora Daysiane Cardoso da Cruz e pelo professor doutor Abílio Pacheco. (Luciana Araújo)