A cirurgiã plástica Katharine Roxanne Grawe, conhecida no TikTok como “Dra. Roxy”, teve a sua licença permanentemente revogada em Ohio, nos Estados Unidos, após transmitir seus procedimentos ao vivo na rede social.
O caso aconteceu em julho e seguiu a decisão do Conselho Médico do Estado de Ohio em multar a profissional no valor de U$ 4.500 (cerca de R$ 22.653). Na suspensão definitiva, os representantes consideraram o “não cumprimento dos padrões de atendimento”, segundo comunicado do conselho.
Katharine possuía mais de 800 mil seguidores no TikTok e acumulou cerca de 14 milhões de curtidas ao fazer lives de suas cirurgias. De acordo com o The Washington Post, pelo menos três pacientes relataram complicações graves após os procedimentos.
Leia mais:“Ninguém quer complicações e nunca queremos que as coisas corram mal, mas quaisquer complicações que aconteceram comigo não foram porque eu não estava prestando atenção”, disse a “Dra. Roxy” em excerto compartilhado pelo jornal norte-americano.“O que fazemos lá (no TikTok) é um pouco educativo e responde às perguntas das pessoas, e é um pouco divertido e bobo”, afirmou a cirurgiã. “E eu sei que as pessoas olham para isso e acham que não é profissional”.Roacutan afina o nariz? Especialistas fazem alerta após suposto efeito viralizar no TikTok;
Cirurgiã plástica perde licença: conselho médico já havia alertado Katharine
Em 2018, o Conselho Médico de Ohio alertou Grawe sobre a transmissão de suas cirurgias e “a necessidade de manter a privacidade do paciente ao compartilhar fotos ou vídeos nas redes sociais”.A resposta da médica veio na outra tentativa do conselho, em 2021, quando Katharine declarou ter realizado cursos de educação corretiva sobre cirurgia plástica e “profissionalismo/ética”, incluindo um curso sobre “mídia social ética”, segundo o Washington Post.
Um advogado representando o estado de Ohio destacou não ser um caso de “visão antiquada das mídias sociais”. “Esses pacientes confiaram na Dra. Roxy devido ao que viram nas redes sociais.
Ela fez grandes cirurgias com complicações que poderiam alterar suas vidas parecerem uma grande festa”, completa.
(O Povo)