A pequena Evelyn Sofia Miranda da Silva, de 11 anos, é uma das 1.725 pessoas que receberam os óculos de grau dados pelo Instituto Miguel Chamon nesta quinta-feira (12), Dia das Crianças. As entregas foram realizadas em dois grandes momentos, o primeiro aconteceu na quadra da Escola Monte Castelo, no Novo Horizonte (Cidade Nova) e o segundo foi à beira do Itacaiunas, na orla do Bairro Amapá.
Como já é tradição, o deputado Chamonzinho (MBD) – fundador do Instituto – esteve presente nos dois eventos e aproveitou a oportunidade para agradecer todos aqueles que trabalharam arduamente ao longo dos mais de 40 dias de atendimento dos consultórios móveis, em Marabá. Como resultado de todo o empenho, 1.100 óculos foram entregues pela manhã e 625 à tarde.
Leia mais:
Questionado sobre como se sente ao beneficiar tantas pessoas, o deputado revela sua gratidão e satisfação. “São atendimentos importantes e fundamentais para a nossa gente e temos procurado, através do Instituto, levar esses benefícios para a população”.
E em meio às centenas de pessoas presenteadas neste 12 de outubro, Evelyn Sofia dividiu com o Correio de Carajás a sua emoção. “Eu fiquei muito feliz porque era uma coisa que eu tinha muita vontade”. Ela, que é um doce de criança, recebeu os óculos direto das mãos de Chamonzinho. Com um sorriso nos lábios e nos olhos, a menina agradeceu o Instituto pela doação, afirmando que é algo que queria muito.
Pouco mais velha que Evelyn, a jovem Jennifer Gabrielly Feitosa Alves, de 16 anos, contou para a reportagem que os óculos vão mudar sua vida, principalmente na escola. Estudante do 1º ano do Ensino Médio, ela fala sobre as dificuldades que sentia ao assistir suas aulas.
“Como eu me sento um pouco no fundo (da sala), a minha visão fica embaçada. Agora eu posso estudar bastante e também vai me ajudar nas leituras noturnas”. Determinada, ela divide com o Correio de Carajás que deseja cursar a faculdade de Marketing.
Jennifer (embora já seja adolescente) e a pequena Evelyn representam o público mirim que foi beneficiado com as ações oferecidas pelo Instituto Miguel Chamon. São os “mini humanos”, inclusive, os mais empolgados na hora de pedir fotos ao lado de Chamonzinho, que atende a todos os pedidos.
E por falar na criançada, quem relembra a infância do filho é João Chamon, secretário Regional de Governo. Ele agradeceu a Deus pelo momento e relembrou a época em que Chamonzinho percorria Marabá ao seu lado. “Ele andava comigo, pegando na minha mão, quando eu era vereador nesta cidade e ali ele deu os primeiros passos rumo à vida pública”.
E a caminhada do Instituto Miguel Chamon não parou em Marabá. Agora, os consultórios móveis levam consultas oftalmológicas, ultrassonografia, dentista e clínico geral para Itupiranga, Novo Repartimento, Tucuruí, Breu Branco, Eldorado dos Carajás e Curionópolis.
PRÓXIMAS ENTREGAS
Na sexta-feira (13), novas entregas serão realizadas no Bairro Infraero, às 9 horas da manhã e na Vila Sororó, às 16h. (Luciana Araújo)