Às vésperas da 43ª edição do maior evento católico de Marabá, o Círio de Nazaré, a diretoria da romaria, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, realizou uma reunião na tarde desta segunda-feira, 9, para falar sobre a segurança do Círio Fluvial e os requisitos de segurança para shows pirotécnicos.
“Nessa edição nós queremos resgatar o que acontecia antigamente. Nós vamos todo o caminho em cima de um barco”, adianta Wagner Lopes, diretor de Segurança do Círio de Marabá. Em edições anteriores, o translado da imagem era realizado em uma balsa, daí a importância de reavivar a tradição.
Ele complementa informando que diversos fiéis que possuem barcos grandes também irão participar da festa, tornando-a ainda mais bonita.
Leia mais:VISTORIA
“Este ano, graças a Deus, nós teremos o nosso Círio Fluvial”. As palavras de gratidão foram ditas por Wagner, ao comentar sobre o laudo que confirma a realização da romaria sobre as águas do Rio Tocantins.
A vistoria, que é obrigatória, foi realizada na quinta-feira (5), momento em que o Corpo de Bombeiros realizou a medição da profundidade do rio. O processo é importante para garantir a segurança dos barcos que irão trafegar durante a procissão fluvial.
Como de praxe, o Corpo de Bombeiros orientou sobre os cuidados que os navegantes devem tomar durante a romaria.
“Toda embarcação precisa de regularização. Aqueles que vão conduzir a embarcação devem estar com sua habilitação em dias e devem respeitar a lotação do barco”, orienta Coronel Pinheiro, comandante do 5º Grupamento Bombeiro Militar desde o mês de agosto.
Ele enfatiza que é primordial que todas as embarcações tenham coletes salva-vidas e, também, devem manter uma distância de segurança do barco principal, que levará a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
Um grupo de cinco bombeiros irão acompanhar a romaria em uma embarcação própria, fazendo a proteção e segurança desse percurso.
TRAJETO
O Círio Fluvial tem a partida programada para às 17 horas de sábado, 14, saindo do Porto das Mangueiras. A romaria segue até o encontro dos rios Tocantins e Itacaiunas. Ela, então, retorna e desembarca no porto da Colônia Z-30. Lá haverá uma homenagem com músicas da banda do Exército Brasileiro.
FOGOS DE ARTIFÍCIO
Um dos recursos mais utilizados para homenagear a Nazinha – como é chamada carinhosamente – são os fogos de artifício. Para garantir a segurança de todos, o Corpo de Bombeiros emitiu uma nota técnica que regulariza os shows pirotécnicos na grande festa.
Entre as recomendações, está a solicitação de que seja informado o perímetro onde será realizada a soltura dos fogos e que seja distante de locais como redes elétricas, rodovias, unidades de conservação, escolas, creches, hospitais, entre outros.
Além disso, também é preciso detalhar o público estimado, área e largura da saída de emergência, disposição do sistema de segurança contra incêndio e pânico.
Sobre isso, coronel Pinheiro destaca que na quarta-feira, 11, será realizada a última visita técnica, a fim de garantir que todos os requisitos sejam cumpridos. (Luciana Araújo, com informações da Ascom Círio)