Após 24 horas de atendimento aberto ao público no município de Jacundá, localizado no sudeste do Pará, a equipe itinerante da Justiça do Trabalho não recebeu nenhuma reclamação por parte dos trabalhadores do setor privado. Essa equipe permanecerá na cidade até sexta-feira (6) e está atendendo na Comarca do Poder Judiciário.
Socorro Cunha, chefe do núcleo de apoio às varas de Marabá, explica que esta é a segunda vez neste ano que a equipe visita a cidade de Jacundá para ouvir reclamantes. A primeira visita itinerante foi solicitada por um sindicato e resultou em 17 atendimentos em março. Na mesma época, os municípios de Rondon e São Geraldo do Araguaia também foram visitados. Ela enfatiza que, embora haja conhecimento sobre a existência de demandas em Jacundá, é necessário que os trabalhadores que se sintam prejudicados compareçam para formalizar suas reclamações trabalhistas. Até o meio-dia desta quarta-feira (4), nenhum trabalhador havia comparecido ao local.
Essa ação ocorre durante a segunda atividade da Vara Itinerante na cidade de Jacundá, que faz parte da jurisdição de Marabá. O objetivo principal é esclarecer dúvidas da população e receber reclamações trabalhistas para a realização de audiências programadas para este mês. Entre as principais queixas recebidas normalmente pelo órgão estão demissões sem rescisão, acidentes de trabalho e a falta de carteira assinada. (Antonio Barroso – Freelancer)
Leia mais: