A qualificação dos cooperados é um investimento estratégico para o sucesso das cooperativas, estimula o fortalecimento da competência técnica, fomentando os princípios cooperativistas, impulsionando a sustentabilidade e, consequentemente, o crescimento dessas iniciativas. Dessa forma, o Sistema OCB/PA e a Cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA assinaram em setembro um Termo de Cooperação para o desenvolvimento de oficinas de Educação Financeira nas cooperativas registradas junto OCB/PA e integrantes da Central das Cooperativas de Produção Familiar da Região Amazônica – CUIA, central registrada junto a OCB/PA.
O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, assinou o Termo de Cooperação OCB/PA – Sicredi Sudoeste MT/PA, e como testemunhas estiveram presentes o presidente da Central CUIA, André Bezerra, o coordenador Milton Zimmer, e o representante do Ramo Agropecuário, Mário Zanelato, além do público em geral presente no evento.
Para o presidente da Sicredi Sudoeste, assinar o termo de cooperação com o Sistema OCB/PA abre inúmeras possibilidades de qualificação para mais pessoas, agregando valor e desenvolvimento na cooperativa na qual está inserido. Além disso, o Sicredi compartilha aprendizados para que as pessoas possam desenvolver hábitos financeiros sustentáveis e construir juntos uma sociedade mais próspera.
Leia mais:“Isso possibilita com que a cooperativa possa crescer em outros projetos, porque existe o certificado de formação daquele que participa da oficina de educação financeira e com isso todos ganham. Projeta a cooperativa de uma maneira que ela tenha na sua estrutura de talentos humanos uma pessoa com formação adequada para levar o cooperativismo ainda mais longe” disse o gestor.
Uma das missões do Sistema OCB/PA é buscar recursos e parcerias para viabilizar o desenvolvimento das cooperativas, sendo a qualificação um pilar essencial. “Sempre frisamos que a qualificação é um divisor de águas para a cooperativa alcançar metas e desenvolver novos projetos com excelência. Queremos desenvolver o tema educação financeira, não apenas como uma forma de poupar dinheiro, mas também como instrumento capaz de colocar o poder na mão de todos os paraenses, para que realizem suas metas e sonhos. E nós, como Sistema OCB/PA, buscamos parcerias para que o cooperativismo no Estado do Pará continue crescendo e, o principal, com qualidade” disse o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
A cooperativa interessada em realizar a certificação deve entrar em contato com a analista administrativa Jackeline Miranda da Rocha pelo e-mail: jackeline.rocha@paracooperativo.coop.br.