Correio de Carajás

Cientistas sugerem melhor horário do dia para malhar e emagrecer

Usando dados de 5,2 mil pessoas, cientistas associaram resultados mais efetivos para as pessoas que malham em um horário específico do dia

Foto: Freepik

Médicos de universidades da China e dos Estados Unidos dizem ter se aproximado de uma conclusão sobre o horário ideal para fazer atividades físicas caso precise perder peso. Segundo os especialistas, se movimentar no período entre às 7h e às 9h é a melhor estratégia para quem está em busca do emagrecimento.

Realizado pelas universidades de Hong Kong e de Franklin Pierce, a pesquisa foi publicada nesta terça-feira (19/9), na revista Obesity, ligada à Sociedade de Obesidade.

A investigação avaliou o melhor horário de desempenho do corpo humano usando como parâmetros a intensidade do exercício, a duração e a efetividade no controle de gordura. Os pesquisadores usaram dados de saúde de 5,2 mil pessoas, cujas informações foram organizadas de acordo com o horário no qual elas malhavam (manhã, início da tarde e noite).

Leia mais:

Curiosamente, o grupo da manhã – que se exercitava entre às 7h e às 9h – era o menor de todos, com cerca de 600 participantes, enquanto os demais tinham mais de 2 mil.

Quem malha pela manhã teve até uma circunferência abdominal menor do que quem optou por outros horários
Conclusões
Os resultados apontaram que os que realizaram atividades físicas pouco depois de acordar tiveram resultados melhores no controle de peso. Comparando cargas de exercício e de intensidade semelhantes, os médicos perceberam que quem fazia as atividades de manhã tinha a circunferência abdominal menor e um índice de massa corporal mais próximo do ideal.

“Se programar para fazer os exercícios pela manhã, antes de e-mails, telefonemas ou reuniões que podem lhe tirar do propósito é uma maneira eficaz de controlar o peso”, resume a psicóloga Rebecca Krukowski, que participou do estudo.

Segundo os cientistas, os resultados melhores pela podem estar associados a vários fatores: 1) as pessoas que se exercitam neste horário conseguem cumprir com rotinas mais estáveis, descansando melhor entre uma série de exercícios e outra, e 2) a proximidade com o descanso da noite anterior pode ter proporcionado mais força ao corpo.

“As pessoas que tem tempo de se exercitar de manhã muitas vezes têm menos responsabilidades de trabalho que impedem o exercício matinal e tem a capacidade de manter uma rotina estável. Isso tem impactos que não puderam ser medidos neste estudo”, conclui Krukowski.

(Fonte: Metrópoles)