Correio de Carajás

Marabá vai realizar 5º Festival Paralímpico

Professora Luiza Crisóstomo, coordenadora técnica do Festival Paralímpico em Marabá

Marabá receberá a 5ª edição do Festival Paralímpico, com quatro diferentes oficinas das nas modalidades Atletismo, esgrima e parataekwondo, contemplando cerca de 300 crianças do município. Será dia 23 de setembro, pela manhã, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Marabá.

A professora de educação física do projeto Marabá Paralímpico e coordenadora técnica do Festival Paralímpico, Luiza Crisóstomo, explica que para realizar a inscrição dos alunos é necessário procurar as salas de recursos das escolas públicas do município. “Quem tem interesse em participar é através da professora do Atendimento Educacional Especializada (AEE), que são as salas de recurso das escolas do município. Elas fazem a pré-triagem e passam para nós”, destaca.

Além do apoio com as inscrições, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) dará todo suporte logístico para as crianças, com transporte de ida e volta para o festival, e alimentação. As crianças receberão uma camisa, que virá do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Leia mais:

Essa será a segunda edição do evento esse ano, que atenderá crianças de 7 a 17 anos. “Na primeira edição deste ano, priorizamos crianças do Núcleo São Félix. Então, foram atendidas 250 crianças de lá daquela área. Agora em setembro, priorizamos Cidade Nova, Nova Marabá e Velha Marabá. Serão 27 escolas atendidas, além dos alunos do CAES, Naetea e CAP”, comenta Luiza.

Ela explica também que as oficinas acontecerão todas pela manhã, das 8h às 12h, de forma simultânea. “As crianças serão divididas em 4 grupos: de 7 a 9 anos, 10 a 12 anos, 13 a 15 anos e 15 até 17 anos. Eles passam, ao mesmo tempo, em todas as oficinas. São 4 professores de educação física voluntários. Outros professores que ajudam e 70 voluntários, entre estudantes de pedagogia, educação física e letras. Todo esse pessoal, que trabalha nas escolas como estagiário acompanhando, participa também como voluntário”, ressalta.

Marabá Paralímpico

O Projeto Marabá Paralímpico atende atualmente 86 crianças de todas as deficiências. A equipe é composta por dois professores do município e um do estado, além de seis estagiários que realizam treinos de manhã e à tarde. Os treinos ocorrem na AABB, Colégio Alvorada e na Estação Conhecimento, em São Félix. É o único local em Marabá que tem uma pista de atletismo oficial e, como eles competem fora, é importante contato com essa pista e esse local”, reitera Luiza. Os treinos ocorrem todos os dias da semana.