De 21 de junho até domingo (10 de setembro), a Coordenação de Proteção e Defesa Civil atendeu 123 ocorrências de focos de incêndio em toda cidade. Das quais, 65 foram na Nova Marabá, 34 na Cidade Nova, 10 em São Félix e 14 na Marabá Pioneira.
De acordo com a Defesa Civil, as principais causas das ocorrências de focos de queimadas estão ligadas a queima de resíduos sólidos (lixo) descartados erroneamente ou vegetação seca em áreas urbanas, com o intuito de limpeza ou diminuição de volume do material. Há a incidência também de queimadas em região de floresta, geralmente promovidas por agricultores e pecuaristas, em áreas de pastagens ou de agricultura, para renovação do solo como também fumantes que descartam as bitucas de cigarro de forma incorreta na natureza e podem ocasionar um foco de queimada.
Leia mais:“Uma prática que temos que combater são as queimadas em área urbana, pois são muitos problemas que podem surgir e as principais vítimas são os idosos e nossas crianças, então quando houver qualquer foco de queimada, acione a Defesa Civil”, alertou Marcos Andrade.
A Brigada atua com 12 agentes, duas caminhonetes, caminhão pipa com capacidade para 20 mil litros, mochilas costais, abafadores e sopradores. A Defesa Civil orienta a população, em caso de queimadas, ligar para os números 94 99173-7173 da Defesa Civil ou 193 ou 190, pois há um trabalho conjunto entre a Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
(Ascom PMM)