Correio de Carajás

REPÓRTER CORREIO

Pare e siga na ponte

A Vale iniciou na noite desta segunda-feira, 11, serviços de a manutenção da ponte rodoviária sobre o Rio Tocantins, que liga os núcleos Nova Marabá e São Félix. O serviço está sendo executado à noite pela empresa contratada. Nesse período, das oito horas da noite às cinco horas da manhã, o trânsito no local funciona apenas em uma das duas pistas e será guiado pelo sistema “Pare e Siga”. No restante do dia, o tráfego funcionará normalmente na ponte. A intervenção na via obedecerá a medidas de segurança como utilização de barreiras físicas, sinalização vertical e sinais para orientação de fluxo de veículos. De acordo com o cronograma, a manutenção será iniciada na pista sentido Nova Marabá-São Félix. Quando finalizada esta etapa, o serviço passará a ser executado na pista seguinte. A manutenção preventiva prevê, entre outras ações, substituição de peças desgastadas, limpeza e ajustes.

Doação de imóveis

Leia mais:

O Poder Executivo de Marabá fez a doação de dois imóveis, avaliados em mais de R$ 1,6 milhão, para o Tribunal de Justiça do Estado do Pará. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 11, no Diário Oficial dos Municípios. O imóvel localizado na Folha 32, quadra 7, lote 15, na Nova Marabá, tem como objetivo ser utilizado para ser a residência oficial de magistrado. O terreno possui mais de 400 metros quadrados e está avaliado em R$ 109.339,20.

Doação de imóveis II

O outro imóvel, localizado na Agrópolis, na quadra 2, lote 1, é para que seja feita “a instalação do Fórum da Comarca de Marabá” e possui uma área de mais de cinco mil metros quadrados. Segundo a Lei nº 18.217, que autoriza a doação dos dois imóveis públicos, o prazo máximo para que sejam cumpridas essas finalidades é de três anos. Caso contrário, eles voltarão a ser de patrimônio municipal.

Balsas no rio

A empresa que realiza as obras de construção da terceira ponte sobre o Rio Itacaiunas, em Marabá, alerta navegadores sobre a presença de balsas no perímetro.  As obras vão ligar a Nova Marabá ao bairro de Novo Horizonte, no núcleo da Cidade Nova, e cumpre as etapas dentro do previsto e avança para outra fase com uso de duas estruturas de balsas, no leito do rio. Essas balsas estão sendo utilizadas, em cada uma das margens do rio, servindo de base para o transporte dos guindastes que suspendem parte das estruturas das estacas a serem montadas nesta fase do projeto.

 

Feira do Livro

Pelo 8º ano, a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que está sendo realizada em Belém, esta semana, conta com o serviço gratuito de guia-vidente e intérprete de Libras, que garante acessibilidade para pessoas cegas e surdas durante visitação ao evento. O serviço é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e a Universidade do Estado do Pará (UEPA), por meio do projeto Lamparina Acesa – Literatura Acessível, do núcleo de pesquisa Culturas e Memórias da Amazônia (Cuma).

Plano de segurança

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá, uma das celebrações religiosas mais aguardadas na região, está se aproximando, e a segurança de toda a programação que envolve o evento é uma grande prioridade. Nesta sexta-feira (1º), um encontro ocorreu na sede do 5º Grupamento Bombeiro Militar (GBM), para discutir estratégias e planos de segurança. Participaram do encontro diversas autoridades e profissionais envolvidos na organização da festa.

Plano de segurança II

O tenente-coronel Felipe Galúcio, comandante de unidade do Corpo de Bombeiros, destaca a importância dessa reunião, que teve como objetivo principal garantir a segurança de todos os fiéis durante as romarias e eventos do Círio. À reportagem deste CORREIO, ele ressalta que a preocupação central é assegurar que as romarias ocorram sem surpresas desagradáveis e que os romeiros possam participar das celebrações com tranquilidade.

 

Capacitação no Pebas

O Estande de Tiro Virtual Móvel, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), destinado a capacitar e treinar os agentes estaduais de segurança pública, está sendo utilizado no curso de “Capacitação com Simulador de Treinamento com Armas Portáteis – Stap”, na cidade de Parauapebas, sudeste do Pará. A capacitação voltada para 300 Policiais Militares, iniciou na manhã desta segunda-feira,11, e finaliza suas atividades na próxima sexta-feira, 15.

Por meio do equipamento, que possui um simulador virtual de tiros, é possível reproduzir situações de enfrentamento à criminalidade, de diversas formas e cenários, com objetivo de expor os polícias a situações vividas no cotidiano dos agentes públicos, como explica o responsável pela capacitação, o tenente Édipo Cardoso.