Correio de Carajás

Animal encontrado em Colares pode ser de espécie rara de baleia

Após análise feita pela equipe do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos (Gemam), do Museu Paraense Emílio Goeldi, ficou constatado que o animal encontrado na manhã de quinta-feira (4), na praia do Humaitá, em Colares, município do nordeste paraense, seja uma baleia da espécie kogia sima, também conhecida como cachalote-anão.

Segundo o Goeldi, informações preliminares apontam que a espécie é oceânica e não está ameaçada de extinção.

“É uma espécie muito rara em áreas mais costeiras. A sua ocorrência é incomum no mundo, com exceção da África do Sul e dos Estados Unidos, especificamente a Flórida”, disse o Goeldi.

Leia mais:

NECROSPIA

O animal encontrado em Colares foi levado para o Laboratório de Patologia Veterinária da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal.

“O animal chegou à costa se debatendo, sangrando, e em seguida morreu. Em situações semelhantes, é importante que a população entre em contato com o Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Museu Goeldi (3075-6135) e com o Ibama”, orienta assessoria do museu.

A ação em Colares foi realizada pelo Gemam com o apoio do Ibama, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Colares e a comunidade local.

(DOL com informações do MPEG)