Abjo Pereira dos Santos foi denunciado pela própria irmã, a vereadora Helizedi de Sousa Coelho, conhecida como Bella. Segundo o boletim de ocorrência, ela não estaria se sentindo bem psicologicamente com as atitudes que o irmão tem tido e requereu um pedido de medida protetiva com urgência. No entanto, o juiz Bruno Carrijo, titular da Vara Criminal de Redenção, onde o caso aconteceu, negou o pedido, afirmando não haver, até o momento, nenhuma situação que pudesse ensejar a aplicação das medidas.
O pedido foi feito após uma audiência pública ocorrida no último dia 23 de agosto, quando Abjo pediu a fala. Porém, segundo informações da vereadora Bella, o presidente da Comissão de Justiça percebeu que o rapaz estava tentando intimidar a irmã e solicitou que ele se retirasse da tribuna, cortando o microfone, já que minutos antes Abjo teria feito gestos obscenos, deixando a irmã constrangida e envergonhada.
A trama familiar parece ser antiga. De acordo com o relato da vereadora, registrado na Delegacia de Polícia Civil de Redenção, o irmão trabalhou com ela em sua campanha eleitoral e, depois de empossada no cargo, ele estaria tentando influenciá-la e conduzir o mandato da irmã, dizendo o que a parlamentar deveria ou não fazer.
Leia mais:Com isso, a vereadora teria cortado os vínculos com o irmão, que começou a fazer postagens em suas redes sociais. No entanto, como as publicações não estavam surtindo efeitos, Abjo começou a frequentar – com mais assiduidade – a Câmara Municipal de Redenção.
Nota de repúdio
O presidente da Câmara, Rodrigo Universo, publicou uma nota de apoio e solidariedade à colega de Parlamento.
“A Câmara Municipal de Redenção, por seu presidente, vem a público externar seu firme repúdio em face da ação perpetrada pelo senhor Abjo Preira dos Santos, que se intitula profissional da imprensa em Redenção e proprietário do Blog JB News Redex.
Neste dia 22 de agosto de 2023, em Sessão Plenária, ofendeu com palavras e gestos, inclusive obscenos, sua irmã, a vereadora Bella, quando do uso do plenário da Câmara Municipal. A disseminação da violência e/ou sua promoção, por qualquer pessoa, deve ser enfrentada por todos.
A Câmara repudia qualquer tipo de agressão física ou psicológica contra as mulheres, seja ela detentora de mandato ou não. Nada justifica tamanha falta de respeito e tal conduta é lamentável. Reafirmamos nosso compromisso com a luta incansável pela igualdade e pelo respeito.
Esta Casa coloca-se à disposição da vereadora Bella, seja no apoio jurídico ou psicológico.
Por fim, a Câmara Municipal de Redenção não irá tolerar tais atos, que serão rigorosamente repreendidos pelos meios legais”. (Ana Mangas)