Correio de Carajás

Série B1 começa definir os primeiros classificados

Atletas que atuaram na elite do campeonato paraense estão emprestando sua competência para reforçar a Segundinha. A luta por duas vagas é a acirrada.

O habilidoso meiocampista Balão Marabá empresta seu talento e experiência ao Parauapebas/ Fotos: Divulgação

Recheada de jogadores que atuaram na elite do Parazão 2023, a Segundinha segue a todo vapor. A competição oferece duas vagas para o Campeonato Paraense de 2024. E tem cinco times da região que estão correndo atrás dessa vaga. O destaque nesse recorte geográfico é o Parauapebas, que lidera o Grupo D e está com classificação bem encaminhada.

O Parauapebas contratou ninguém menos que o meiocampista Balão Marabá, que defendeu as cores do Águia na temporada mais vitoriosa do time marabaense. Dono da melhor bola parada de todo o Estado do Pará nessa temporada, Balão já estreou com pé direito, na vitória do Parauapebas, por 3×1, diante do Carajás.

A situação no Grupo D ficou assim: Parauapebas lidera com 5 pontos em 3 jogos; Canaã tem 4 pontos em 2 jogos; Clube Atlético Paraense: 2 pontos em 2 jogos; Carajás: 2 pontos em 3 partidas; e Gavião, que tem 1 ponto em 2 jogos.

Leia mais:

A competição funciona da seguinte forma: são quatro grupos de 5 times, que jogam entre si em partida única. Ao final das 5 rodadas, classificam-se os 3 melhores de cada grupo. Mas os primeiros colocados de cada chave já avançam para as quartas de final, enquanto os segundos e terceiros colocados disputam as oitavas.

Só então, os vencedores desses confrontos, agora em partidas de ida e volta, cruzam com os primeiros colocados. Daí em diante, a competição afunilará para as semifinais e a grande final, de modo que os dois times que chegarem na decisão já têm vaga garantida no Parazão 2024.

Além de Balão Marabá, outros atletas que vestiram a camisa do Águia e que também estão atuando em outros times são Luan Santos (Canaã), Rayro (Clube Atlético Paraense) e Adalto (Santa Rosa).

No Grupo A, a situação está começando a se definir, mas no Grupo C o equilíbrio ainda é grande
No Grupo C, o Pinheirense líder com folga, enquanto o Grupo D ainda não parece bem definido

Mais destaques

O grande destaque da competição até o momento é a equipe do Pinheirense, que tem 7 pontos em 3 partidas e lidera o Grupo C confortavelmente, com 3 pontos a mais que o segundo colocado, que também já fez 3 partidas.

Outro destaque é o Capitão Poço, que também tem 7 pontos em 3 partidas e lidera o Grupo A, também com 3 pontos sobre o segundo colocado, que nesse caso tem um jogo a menos.

O grupo B é o mais parelho de todos até o momento, porque apenas 2 pontos separam o primeiro (Esmac) do quarto colocado.

Como o regulamento prevê a classificação de 3 equipes em uma chave de 5, obviamente que os classificados só devem ser consolidados na última rodada, no que pese algumas equipes já garantirem antecipadamente a classificação.

Próximos jogos

A quarta rodada começa neste sábado (26). Pelo Grupo A jogam Paraense e Paragominas, às 9h30; e Santa Rosa e Tiradentes, no mesmo horário. O líder Capitão Poço folga na rodada.

Pelo Grupo B se enfrentam Santos e Esmac, às 9h30 de domingo (27); e Izabelense e Fonte Nova, no mesmo dia e horário. Quem folga na jornada é o Sport Belém.

As partidas da Chave C são: São Raimundo x Amazônia Independente; e União Paraense X Pinheirense. As duas partidas ocorrem na segunda-feira (28), às 15h30. O Vila Rica fica de fora da rodada.

No Grupo D, o Canaã recebe o Clube Atlético Paraense, às 9h30de domingo (27). Na tarde do mesmo dia, às 15h30, o Gavião enfrenta o Carajás. Enquanto isso, líder Parauapebas assiste a tudo de camarote.

(Chagas Filho)